segunda-feira, 24 de junho de 2013

Em breve Lages poderá ter a sua Guarda Municipal.

Proposta da Guarda Municipal de Lages está nas mãos do Prefeito, que deve encaminhar projeto para o Legislativo

A pedido do Governo Municipal, a Secretaria de Segurança Pública de Lages elaborou projeto do que seria a chamada Guarda Municipal. Segundo o secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, coronel Paulo Dellajustina, o projeto de criação ainda não foi mandado para o Legislativo, mas está pronto e nas mãos do Executivo.

A ideia da pasta é fazer o possível para recolocar Lages entre as primeiras cidades no ranking de gestão da Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Em 2002, a cidade tinha uma média de apenas nove ocorrências policiais por dia. Ficamos em segundo lugar no Brasil em gestão de segurança pública”, afirma.


De acordo com o secretário, a atuação da guarda municipal é abrangente, porque reflete o posicionamento do legislador quando da especificação dela na Constituição Federal de 1988, que diz, no inciso oitavo, do artigo 144, que “os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.

“A guarda tem todas as atribuições que os poderes de polícia têm no município. Ela tem competência para fazer tudo, entre averiguações de trânsito e segurança do patrimônio e de pessoas, por exemplo”, comentou o secretário. Um dos principais enfoques da seria atuar nas causas dos problemas de violência, e não apenas no paliativo. “Hoje o médico cura a doença, e não mata o paciente. Atualmente, só estamos criando presídios”,  disse.

A proposta da secretaria é que sejam contratadas de 50 a 70 pessoas. “Os funcionários efetivos continuam trabalhando, conforme prevê a Constituição. Para os cargos que serão criados, será realizado seleção aos moldes dos cursos para policiais civis. Os profissionais - que contarão com as mais diversas atribuições, inclusive com pessoas de curso superior - trabalharão em todas as regiões de Lages, nas ruas, devidamente armados”, garante.

Limites das competências
O Secretário faz questão de reafirmar que cada ente federativo será respeitado quando da operação da Guarda Municipal. “O que é competência do Estado, a guarda passará para o Estado, o que é competência da União, a guarda passará para responsabilidade da União. Nossa proposta é que cada um respeite suas funções”, afirmou.

Guarda quase foi criada
Em 2011, o projeto de  Guarda Municipal chegou a ser debatido, faltando apenas a assinatura do projeto de lei pelo então prefeito Renato Nunes de Oliveira, que seria o ponto de partida para a criação da Guarda.

O projeto, porém, não chegou a sair do papel. Segundo o Secretário Dellajustina, o modelo atualmente em discussão não teve  relação com o projeto apresentado há dois anos. “Não tomei conhecimento do projeto anterior. Me reservo o direito até de não comentar o que os outros fizeram. Nosso projeto foi elaborado totalmente baseado na legislação, na Carta Magna e nas leis municipais”, destaca.

Supremo analisa limites
O Supremo Tribunal Federal analisa matéria que discute os limites legais para atuação das Câmaras de Vereadores quando legislam sobre as atribuições das Guardas Municipais. De acordo com o ministro do Supremo, Luiz Fux, a possibilidade da criação de lei municipal que regule a criação do instrumento, a partir da Constituição, é muito abrangente, o que causa indefinição a cerca da competência do Estado na matéria.

Fonte: Correio lageano
 
 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...