segunda-feira, 16 de março de 2009



Guardas Municipais dão o exemplo doando sangue no Hemosc

Já se pode dizer que os integrantes da Guarda Municipal (GM), literalmente, dão o sangue para salvar vidas. Nesta segunda-feira (16), eles iniciaram uma campanha interna, visando incentivar os integrantes da corporação e funcionários da secretaria municipal de Segurança e Trânsito, a se tornarem doadores voluntários de sangue.
O GM Marcelo Goulart Silva, foi o primeiro voluntário a procurar a unidade do Hemosc, em Tubarão. Aos 31 anos, ele diz que é doador voluntário desde 2006, quando serviu o Exército Brasileiro. Desde então, Marcelo faz quatro doações de sangue por ano. “Sinto-me feliz por ajudar a salvar vidas”, confessa.
Para o Hemosc, atitudes como estas são mais que um gesto de solidariedade. “Apesar das campanhas de incentivo, o número de doadores voluntários ainda é muito pequeno”, diz a enfermeira, Luzia Porto Mapelli, coordenadora do Hemosc em Tubarão. Segundo ela, para atender a demanda seria necessário coletar de 30 a 40 bolsas de sangue por dia. Hoje este número não chega a 10 bolsas/dia. Só o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, necessita em média de 500 bolsas de sangue/mês, mas o volume coletado não chega a 300 bolsas.
O medo, fruto da desinformação, é o maior responsável por este quadro. “Muitas pessoas pensam que doar sangue uma vez exige outras doações, ou que o sangue torna-se mais fino ou mais grosso após a doação. Isto é não é verdade”, diz a enfermeira Luzia.
Doar sangue é muito simples e seguro: a pessoa não se expõe a qualquer risco de contaminação, pois todo material utilizado é descartável. O volume coletado é de aproximadamente 450 ml, o que representa cerca e 10% do total do sangue em um adulto, rapidamente reposto pelo organismo. Com uma doação, pode-se salvar a vida de até quatro pessoas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...