segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Plano, eles têm. Ações, nem tanto.


Propostas para diminuir criminalidade em SC demoram a sair do papel
Do jornal Diário Catarinense;

Anunciado no dia 2 de setembro como uma arma para reduzir a criminalidade em Santa Catarina, o plano de segurança pública para o Estado apresenta resultados tímidos até agora. Houve aumento do número de assassinatos em seis das 12 cidades escolhidas como alvo da mobilização policial. A escolha dos 12 municípios levou em conta a quantidade de assassinatos, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Todos apresentavam taxa superior a 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Trata-se do máximo aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Muitas das medidas previstas, como a contratação de policiais militares, não saíram do papel. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, reconhece que é necessário intensificar as ações de policiamento ostensivo e as operações policiais.
Benedet entende que ainda “há muito a fazer na prevenção”. Ele avalia que “só repressão não basta” e diz que “os municípios podem ajudar no combate à violência”.
Ao lançar o plano, o governo do Estado definiu como prioridade operações em busca de foragidos, barreiras e a presença de policiais nas ruas para transmitir a sensação de segurança aos moradores.
Em Camboriú e Navegantes, no Litoral Norte, o reforço foi evidente e a comunidade diz estar se sentindo mais segura (detalhes na página ao lado). A Polícia Civil montou operações especiais e deslocou policiais de elite na tentativa de frear os assassinatos na região. A Polícia Militar também passou a atuar com rondas especiais nesses lugares.
– Notamos que onde houve operações da Polícia Civil, como Camboriú e Navegantes, com sufoco aos criminosos, houve melhoria significativa na questão da segurança. Esse é um trabalho ostensivo que estamos fazendo. A população quer polícia na rua, câmeras e outros equipamentos de segurança – defende o delegado-geral da Polícia Civil em Santa Catarina, Maurício Eskudlark.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Eliésio Rodrigues, diz que a corporação está trabalhando para conter os índices de violência e cumprir as metas do plano. Ele entende que a violência tem diminuído no Estado.
Esta não é a primeira vez que o Estado recorre a um plano de segurança para tentar combater a criminalidade. Em 2007, uma ação do gênero não deu os resultados esperados. Naquele ano, foram registrados 643 homicídios em Santa Catarina.
Fonte:diario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...