Os motoristas que transportam idosos e pessoas com deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida puderam confeccionar, gratuitamente, no último sábado(10/07), durante o Dia D do comércio, a credencial de identificação do veículo.
A Guarda Municipal montou um espaço para atender os motoristas, que, com a carteirinha, tem o direito de estacionar nas vagas especiais. A carteirinha, no entanto, não isenta o idoso ou deficiente físico de pagar o estacionamento, caso a Área Azul volte a funcionar.
A identificação fornecida pela prefeitura contém o nome do idoso ou portador de deficiência física, uma vez que a autorização para uso da vaga especial é concedida à pessoa, e não ao veículo. Para comprovar se a vaga não está sendo utilizada indevidamente, a Guarda Municipal poderá, inclusive, exigir um documento de identidade do usuário e conferir com a autorização.
Atualmente, na região central da cidade, existem 37 vagas reservadas para idosos e 15 para portadores de necessidades especiais distribuídas em pontos estratégicos visando facilitar acesso a hospitais, clínicas, bancos e outros serviços públicos.
Documentos - Para confeccionar a credencial, os idosos devem apresentar um requerimento do benefício, junto com cópia do RG, CPF e comprovante de residência (mínimo 60 dias). Já os portadores de necessidades especiais devem apresentar os mesmos documentos acrescidos de um atestado médico, especificando o tipo de deficiência e se é permanente ou temporária. “Se for alguma deficiência temporária, a credencial para uso da vaga especial será emitida com um prazo de validade”, explica o diretor da Guarda Municipal, Adailton do Livramento. Mais informações sobre o credenciamento para uso das vagas especiais podem ser obtidas na secretaria de Segurança e Trânsito (rua Antônio Hülse, 842) ou pelo telefone (48) 3906-1049.
Nenhum comentário:
Postar um comentário