O curso será ministrado pela PM e o corpo docente contará policiais militares, professores universitários e profissionais relacionados com a área de Segurança Pública
Devem iniciar ainda neste mês as aulas do curso de formação obrigatória para os guardas municipais de Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira, 15, foram concluídas as inscrições dos 60 primeiros candidatos aprovados em concurso público que passarão pelo curso 800 horas/aula.
Nesta primeira etapa, foram chamados os candidatos do sexo masculino que ficaram classificados do 1º a 51º lugar e as do sexo feminino da 1ª a 9ª colocação. O curso deve iniciar ainda neste mês e terá duração de cerca de quatro meses, totalizando 800 horas/aula.
O secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Adelcio Bernardino, explica que a grade curricular do curso é definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem as mesmas matérias exigidas para a formação dos policiais militares, por exemplo. A diferença em Balneário Camboriú é que as horas/aula foram ampliadas para garantir uma formação completa. A matriz curricular da Senasp prevê 680 horas/aula, enquanto a da Guarda Municipal de Balneário Camboriú conta com 800 horas/aula.
“Isto nos deixa tranquilos no que diz respeito ao preparo da Guarda Municipal. Estes profissionais vão sair do curso tão – ou até melhores preparados – que sai um policial militar”. O secretário destacou ainda, que este curso é o pré-requisito para que a Polícia Federal conceda o porte de armas aos guardas.
As aulas estão previstas para iniciar ainda neste mês e serão em tempo integral no quartel do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú. O curso será ministrado pela PM e o corpo docente contará policiais militares, professores universitários e profissionais relacionados com a área de Segurança Pública.
Karina Arenhart, 27, está entre as mulheres aprovadas no concurso e garantiu sua inscrição no curso de formação. Atuando há quatro anos como agente de trânsito em Balneário Camboriú, Karina viu no concurso da guarda uma oportunidade de melhorar de vida. “Para mim é como se fosse uma promoção porque além de aumentar minha responsabilidade ainda terei estabilidade no emprego, pois, agora sou uma funcionária efetiva do quadro do município”.
De acordo com Karina, após o curso os guardas certamente estarão bem preparados para auxiliar na segurança da população, isto porque, durante o processo de seleção foram feitos diversos testes como o psicológico e toxicológico e a investigação social, que já eliminaram alguns candidatos sem o perfil necessário para atuar na área.
Conteúdo do curso
Entre os conteúdos abordados no curso estão: O Papel das Guardas Municipais, que inclui as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, entre outros; Espaço Público, Guarda Municipal e a Comunidade, que engloba entre outros temas técnicas e procedimentos na fiscalização e todo funcionamento dos serviços públicos.
Outro assunto tratado como prioridade no curso é o modulo que aborda o uso geral da força, de arma de fogo e defesa pessoal que vai englobar o uso legal da força, o condicionamento físico, a defesa pessoal e o emprego de equipamentos – os não letais, revolveres e pistolas. Comunicação, gerenciamento de informação e tecnologias em segurança também compõem a matriz curricular.
Fonte: Prefeitura Balneário Camboriú
Nenhum comentário:
Postar um comentário