quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de Tubarão busca reestruturação.

Desde o assassinato em serviço do Guarda Municipal Marcelo Goulart da Silva, a corporação de Tubarão deixou de realizar atividades externas, passando a cumprir sua carga horária na segurança de repartições públicas.
Esta medida se faz necessária, pois para exemplificar, a lei de criação da GMT prevê o uso de colete balístico quando em serviço, mas, atualmente a corporação não dispõe deste equipamento obrigatório, que está em fase de compra. Imagine então, quem se responsabilizaria pela integridade física do guarda, sabendo da falta do equipamento, ainda mais, depois de  um guarda ter sido covardemente morto sem ao menos ter a chance de se defender.
Alguns pontos foram acordados de forma unânime entre os membros da corporação, para que, enquanto não sejam feitos os ajustes necessários na lei que rege o trabalho dos agentes municipais e os tão aguardados equipamentos de proteção individual e a estrutura não cheguem, o efetivo da GMT estará realizando a vigilância patrimonial em detrimento dos atendimentos ostensivos, além de estar passando por um processo de treinamento e reciclagem para em breve poder estar prestando um serviço mais efetivo e com a plenitude que a sociedade tubaronense necessita.
Estão sendo desenvolvidos projetos em diversas áreas de atuação para serem postos em prática assim que as atividades externas se reestabelecerem.
Em breve, os 29 guardas que faltam fazer o curso para habilitação em pistola estarão realizando este treinamento na Acadepol, e o que se busca é antecipar o início deste treinamento.
Elencamos abaixo alguns ítens que se fazem necessários e estão sendo buscados para a reestruturação da nossa Guarda Municipal:
-Compra do armamento letal e menos letal;
-Compra de coletes balísticos;
-Realização do curso de tiro;
-Criação do estatuto da GMT;
-Implementação do novo plano de carreira;
-Adequação da sede da corporação e investimento em tecnologia da informação;
-Aquisição de mais viaturas e melhoramento da sua manutenção;
-Aumento do trabalho junto as escolas;
-Instalação do monitoramento por câmeras nas praças e nos prédios públicos municipais.
-Criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal;
-Elaboração e implantação do plano municipal de segurança;
-Maior participação da GMT dentro das atribuições de Polícia Administrativa do Município.
-Implantação de um programa de qualificação continuada dos nossos agentes.

Afirmamos que estamos empenhados na concretização dos objetivos acima elencados, e na luta pela implantação de uma profunda transformação estrutural e administrativa, para conseguir aprimorar nossa atuação de maneira mais específica, através da identificação e resolução dos problemas.
Para isso contamos com a compreensão e o apoio dos poderes constituídos municipais e principalmente de toda a sociedade tubaronense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...