sábado, 12 de novembro de 2011

Guarda Municipal completa seis meses de atuação.

No último dia 3 de novembro a Guarda Municipal (GM) de Balneário Camboriú completou seis meses de atuação nas ruas da cidade, registrando mais de 1.000 atendimentos. Para o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, os resultados comprovam que foi acertada a decisão de implantação da GM.
“Defendo a criação da Guarda Municipal desde quando era vereador, por isso, é gratificante ter tido o privilégio de tê-la tornado realidade e com resultados muito positivos”, ressaltou.
O prefeito lembra que o poder público municipal não pode ignorar os anseios da comunidade no que se refere à segurança pública. Neste contexto, é relevante destacar que na última década o efetivo da Polícia Militar sofreu uma redução de pelo menos 30% de policiais, o que demonstra que o Estado não vem sendo capaz de suprir a demanda. “Nossa Guarda Municipal, que já é reconhecida positivamente pela comunidade, veio para somar esforços na segurança pública na cidade”.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Nilson Probst, dados das Polícias mostram que, nos locais em que a GM atua, houve diminuição significativa dos índices de criminalidade, sendo que no Pontal Norte, os índices chegam a 100%. “Estamos satisfeitos com os resultados, principalmente porque o modelo da nossa guarda está servindo de exemplo para o país, inclusive para municípios onde a guarda já existe há tempos”, avaliou Probst.
O diretor da GM, Adélcio Bernardino, destacou que a segunda turma da Guarda, que está sendo treinada sob a coordenação da Polícia Militar, e conta com 42 alunos, vai atuar nas ruas do município na segunda quinzena de fevereiro de 2012. “O aumento do efetivo irá qualificar ainda mais os serviços e dará mais tranqüilidade a comunidade”, afirmou o diretor.
O comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, tenente coronel Renato Thiesen, avalia positivamente os trabalhos da GM, destacando que ela vem contribuindo significativamente com a segurança pública, atuando preventivamente nos espaços públicos municipais e realizando operações conjuntas com a PM, e agentes de trânsito. “Os esforços do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, em promover o relacionamento harmonioso e de cooperação, faz com que quem ganhe seja a nossa comunidade”, disse Thiesen.
Atuações da GM em números; Desde o início das atividades a Guarda Municipal, no dia 3 de maio deste ano, já foram registrados 1.153 atendimentos, sendo eles: 164 apoios ao cidadão, 48 apoios ao resgate social, 33 apoios à Polícia Militar, quatro ao Corpo de Bombeiros Militar, 90 aos Agentes de Trânsito, 542 apoios à órgãos públicos e outras instituições.
Foram registradas ainda, 14 ocorrências de furto, 25 ocorrências de tentativa de roubo; recuperados 55 documentos de pessoas e sete veículos; 17 atos obscenos, 123 ocorrências por uso de entorpecentes e 10 registros de vandalismo. Além de terem sido localizadas uma criança e cinco adultos que estavam perdidos, e terem sido realizadas 14 operações integradas com a Polícia Militar e agentes de trânsito e uma operação integrada com outros órgãos da segurança pública.
PMBC. 

Um comentário:

  1. Nossa administração só faz marketing pelo Brasil! Nossa atuação realmente é excelente e somos profissionais de altíssima qualidade, mas somos desprezados e maltratados pela nossa pró´ria administração! Após apenas 6 meses, 2 mãos não conseguem contar todos os casos de retaliação dentro da instituição!
    Um abraço!
    Viva os GMs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...