sábado, 15 de setembro de 2012

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 2012 EM TUBARÃO/SC.

TEMA: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
Atualmente cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Para continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, como o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012.

O município de Tubarão embarca nesta luta e desenvolve a partir deste sábado (15), diversas iniciativas para conscientizar e influenciar o comportamento de motoristas e demais usuários do trânsito. As atividades serão coordenadas pela prefeitura, por meio da secretaria de Segurança e Patrimônio e contarão com o apoio de diversos parceiros.

A velocidade é tema inédito na Semana Nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

Para traçar e realizar as ações, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como prioridade a união de esforços intersetoriais, visando à redução dos acidentes de trânsito.

Em Tubarão, as ações educativas compreendem a realização de blitz educativa, palestras, inspeção veicular gratuita, simulação de acidentes, passeio ciclístico e a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comtrantub). “Pela educação é que se mudam hábitos e comportamento, por isso, vamos apostar em atividades educativas, como forma de chamar a atenção, principalmente dos jovens. A Semana será um momento para refletirmos e encontrarmos, conjuntamente, soluções para humanizar o nosso trânsito”, ressalta o secretário de Segurança e Patrimônio, Sérgio de Bona Portão.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito iniciam em Tubarão neste sábado (15), a partir das 9 horas, com a Inspeção Veicular Gratuita – realizada pelo Núcleo de Manutenção Veicular; Escolinha de Trânsito Polícia Militar; Exposição de Carros Antigos do Clube de Carros Antigos de Tubarão, na CIAUTO (rua Antônio Hülse, 2846 – Revoredo).

Atividades da Semana Nacional de Trânsito

RADAR - Em parceria, PRF, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal vão executar ação típica de fiscalização, conhecida como “blitz”. A ação será educativa, já que os infratores detectados pelo radar serão abordados, mas não serão autuados. A multa será substituída pela participação do condutor em uma palestra educativa, com exibição de vídeos e assinatura de compromisso do infrator com o tema da campanha.

FAIXA DE PEDESTRE – Para corrigir os problemas causados pela instalação de uma faixa de pedestres na rua Lauro Müller, que gera conflito com o funcionamento do semáforo localizado no cruzamento da rua Coronel Collaço, a prefeitura vai eliminar a referida faixa de pedestre, restabelecendo a travessia pela faixa de pedestre localizada junto ao semáforo. Para reforçar a mudança, serão distribuídos panfletos no local e efetuadas campanhas educativas.

PALESTRAS
– Serão realizadas palestras nas empresas Librelato Implementos Agrícolas e Rodoviários e Beckhauser Indústria e Comércio de Malhas. As palestras são dirigidas aos colaboradores da empresa, mas aberta a qualquer interessado.

SIMULADO DO CORPO DE BOMBEIROS - Realização da simulação de atendimento a um acidente de trânsito envolvendo veículo com vítima, destacando as consequências devido à alta velocidade. A atividade será desenvolvida na frente do banco Itaú.

PROGRAMA PAZ NA LINHA - Realização de atividades por profissionais da FTC, envolvendo distribuição de panfletos, adesivos e orientações sobre o tema segurança na linha férrea. Ainda estarão presentes representantes do Clube de Carros Antigos e Associação dos Despachantes de Tubarão.

PASSEIO CICLÍSTICO
- No Dia Mundial Sem Carro, evento nacional, que acontece no dia 22 de setembro, será realizado um passeio ciclístico, com premiação especial para a bicicleta mais enfeitada, como forma de incentivar os proprietários de veículos a deixarem seus carros em casa, circulando com outros meios.

EXPOSIÇÃO DE VEÍCULOS ACIDENTADOS - A empresa JF Guinchos, concessionária pública da atividade de recolhimento e guarda de veículos retirados de circulação, disponibilizará e fará o transporte de veículos recolhidos em decorrência de acidentes de trânsito, colocando-os em locais pré-definidos e alternados, durante a semana.

CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTE – COMTRANTUB - A criação do Conselho reveste-se de importância e mostra a vontade da administração pública em tornar a gestão inovadora, participativa e transparente. Acredita-se que a parceria entre poder público, iniciativa privada e organizações sociais, seja um importante passo para criar o comprometimento e a busca de soluções, com a participação popular, tirando do poder público a responsabilidade total e completa sobre a questão trânsito.

Programação da Semana Nacional do Trânsito


Sábado (15/09)


08h30 – Abertura oficial
09 horas – Início das atividades: Inspeção veicular Gratuita – realizada pelo Núcleo de Manutenção Veicular
Escolinha de Trânsito Polícia Militar
Exposição de Carros Antigos – Clube de Carros Antigos de Tubarão
Local - CIAUTO – Rua Antônio Hulse, 2846 – Revoredo

Segunda-feira (17/09)

09 horas – Ação Educativa - Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

14 horas
– Ação Educativa - Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

Terça-feira (18/09)

08h30 – Ação na faixa de pedestres – Sou Vivo! Eu respeito a Faixa de Pedestres.
Programa Paz na Linha – FTC
Local - Rua Lauro Müller – Faixa de pedestres

Quarta-feira (19/09)

08h30 – Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

13h30 - Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

20 horas – Palestra gratuita – Tema: Excesso de Velocidade.
Local - Associação dos Ferroviários, rua José Peicher Lisboa, n° 555 – Oficinas

Quinta-feira (20/09)

08h30 – Ação Faixa de pedestres – Sou Vivo! Eu respeito a Faixa de Pedestres.
Programa Paz na Linha – FTC
Local - rua Lauro Müller – Faixa de pedestres

16 horas – Simulado de acidente de trânsito – realizado pelo Corpo de Bombeiros
Local - rua São Manoel – Centro

Sexta-feira (21/09)

08h30 – Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

13h30 - Ação Educativa: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida.
Guarda Municipal, PMSC, PRF e Polícia Civil
Local - ruas da cidade

Sábado (22/09)

13h30 – Início das inscrições gratuitas e concentração para o Passeio Ciclístico.
15 horas – Passeio Ciclístico – Em comemoração ao Dia Mundial sem Carros
Premiação para a bicicleta mais decorada e sorteio de brindes.
Atividades de Lazer – SESC
Concentração - Praça Walter Zumblick – Centro – Tubarão/SC

Terça-feira (24/09)

9 horas – Criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – COMTRANTUB - 1ª Reunião do COMTRANTUB
Local - Auditório da Amurel - Rua Rio Branco nº 067 - Bairro Vila Moema

10 horas – Coquetel de congraçamento

Fonte: PMT.
http://blogdoguardamunicipaldetubarao.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...