segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Relacionamento interpessoal no trabalho.

O texto seguinte é voltado para o Guarda Municipal, enaltecendo a conduta ideal no serviço interno e externo buscando conquistar o reconhecimento profissional no desempenho da função.

 
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
 
O relacionamento interpessoal significa o estabelecimento de contatos entre as pessoas. Esses contatos ocorrem diariamente na vida de todos nós. O relacionamento interpessoal começa em casa com nossos familiares, na escola com funcionários, colegas e professores, no trânsito, no trabalho onde passamos a maior parte do tempo, no clube, no ônibus, no cinema, na igreja, no posto de serviço, na preleção antes do trabalho, e em outros lugares.

Em se tratando de nossa profissão de Guarda Municipal, o equilíbrio emocional é vital no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade, imaginem um guarda municipal, vivendo os dois tipos de pressões “internas e externas”, em conflitos com munícipes. Ao se deparar com situações semelhantes a essas o guarda deve procurar um ponto de equilíbrio colocando em primeiro plano o diálogo, a educação, a paciência, a cordialidade e o respeito, são princípios fundamentais para solução de conflitos. Não podemos esquecer que o ambiente social exerce pressão sobre as pessoas, impondo-lhes condições, portanto, o guarda deve ser sempre educado, pois isso facilita orelacionamento entre pessoas.

A gentileza deve ser primordial, pois as pessoas precisam de compreensão, paciência e solidariedade, pois o ser humano se toma melhor a cada gesto solidário. Podemos observar que nós guardas municipais, exercemos uma das principais funções dentro da nossa municipalidade, sendo o agente de mediação e solução, por isso devemos levar em primeiro lugar toda a tranquilidade aos munícipes.

A NATUREZA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

A linguagem é a maneira mais eficiente que a pessoa possui. Quando nos comunicamos com o próximo, seja por gestos ou palavras podemos agradar, ferir, enganar, convencer, instruir, criticar, conquistar, aborrecer ou satisfazer as pessoas.

Sendo a linguagem tão importante, devemos cercá-la de todos os cuidados possíveis, isto é, cada um deveria aprender a servir-se da linguagem para melhorar as relações entre as pessoas, o que não consiste em saber falar bem o português, mas sim, saber falar no momento oportuno, utilizando os termos adequados à situação e o tom de voz à altura do que se pretende obter.

A comunicação é o processo pelo qual as pessoas recebem ou transmitem mensagens por sistemas de sinais, comportamentos e símbolos ou ainda por meio de códigos não verbais, devendo ser objetivo e claro, pois ocorrendo falhas ou sua transmissão ocorrer de forma inadequada poderá causar danos às vezes irreparáveis dentro das relações com as pessoas.
 
COMUNICAÇÃO VERBAL
 
É feita através  das palavras. Tome cuidado com algumas falhas que podem dificultar ou bloquear a comunicação tais como:
 
Gírias / Siglas: Procure evitá-las; mas quando for necessário, tente adaptar-se a linguagem do ouvinte;
 
Clareza: Pense sempre ordenando seus pensamentos, antes de expor suas idéias, seja coerente nas palavras;

Tom de voz: Não fale alto ou baixo demais. O receptor da mensagem pode não entender suas palavras caso não esteja vendo o seu rosto;
 
Saber Ouvir: Ouça sempre com paciência, pois caso contrário você poderá interpretar as coisas diferentemente do que estão sendo ditas.

Forma de tratamento: Evitar expressões vulgares do tipo; mano, chegado, querido, gata, parceiro, magnata, entre outros. Use a linguagem formal do tipo, senhor, senhora, cidadã, cidadão, etc.
 
COMUNICAÇÃO VERBAL
 
É aquela que usamos a linguagem do nosso corpo, ou seja, expressões faciais, movimentos corporais sinais e gestos;

Expressão facial: Tenha cuidado com as expressões faciais, pois elas podem transparecer situações, como sono, descaso, irritação ou ironia, e outros significados.

Gestos: É preciso ter cuidado ao fazer gestos, gesticular com as mãos é prático, mas pode não ser educado. Alguns gestos podem ser mal entendidos pelas pessoas. Procure evitá-los, usando usando outra forma de comunicação, mas se não for possível, utilize um meio termo sem exageros.

Expressão Corporal: Evite transparecer arrogância ou inferioridade. Uma boa postura irá causar uma boa impressão. Por isso seja sempre discreto e agradável.

ADMINISTRAR RELACIONAMENTOS

As normas universais do bom senso indicam alguns caminhos através dos quais podemos organizar nossa conduta e atingir solução satisfatória para o tratamento de problemas cotidianos.

As decisões precipitadas são sempre desastrosas diante de um fato problemático, principalmente quando envolve pessoas, devemos agir com cautela.

Primeiro ouça com atenção e não o interrompa, pense bem antes de falar, procure respeitar a opinião dos outros, mesmo quando não concordar com ela.

Quando for se expressar fale com calma sem alteração no tom de voz.,  emita sua opinião argumentando com clareza, sem deixar dúvidas, não faça uso de gírias ou palavrões.

Ao lidar com o público em geral o guarda municipal, deve fazer uso da flexibilidade usando sempre o "jogo de cintura" evitando assim conflitos e aborrecimentos desnecessários no exercício de sua função, buscando sempre soluções para a aplicação da lei nos mais diversos casos de problemas de relacionamentos, desta forma administrando os conflitos.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Nos dias de hoje as Guardas Municipais estão bem avançadas no sentido de melhores técnicas de ação e aproximação do seu cliente externo e estão se modernizando cada vez mais para atender a sociedade, que está cada vez mais exigente.
 
Ao lidar com o público em geral o Guarda Municipal, deve fazer uso da flexibilidade, usando o "jogo de cintura" evitando assim conflitos e aborrecimentos desnecessários no exercício de sua função, buscando soluções para a aplicação da lei nos mais diversos casos, desta forma administrando os conflitos.

Os Guardas Municipais, devem estar sempre dispostos ao aprendizado e a requalificação, aperfeiçoando-se cada vez mais para atingir seus objetivos e melhor atender o cidadão.

A urbanidade e presteza devem fazer parte do cotidiano do Guarda Municipal no trato com o público.

CONHECIMENTO

O guarda deve ter conhecimento da função que ele exerce e domínio de todas as informações necessárias para desempenhar um bom serviço, sabendo das suas obrigações e suas atribuições previstas em lei.

Ter iniciativa para estar sempre atualizado é primordial, pois isto facilitará em muito o desempenho das atividades cotidianas.
 
HABILIDADES NECESSÁRIAS
 
Percepção: O Guarda Municipal deve perceber as diferenças individuais e as necessidades de cada cidadão, para poder lhe oferecer um atendimento diferenciado de acordo com suas características e necessidades.

Empatia: Procure entender o ponto de vista da pessoas, colocando-se em seu lugar, perceba e entenda suas necessidades, sem desobedecer à norma legal;

Flexibilidade: Tenha um comportamento adequado em cada atendimento, pois cada situação tem sua característica específica, exigindo uma atitude paupável e coerente do Guarda Municipal;

Comunicação: Ouça com atenção as demandas das  pessoas, expressando-se sempre com objetividade e clareza;

Controle Emocional: Não deixe que seus problemas pessoais interfiram em suas atividades diárias. Concentração, simpatia e paciência facilitam o relacionamento do Guarda com as pessoas;

Atitude: Atenda todos os clientes com amabilidade e cortesia, pois isso é fundamental no atendimento ao público, mas sem deixar de lado o cumprimento do seu dever;

Lembre-se: O guarda municipal deve ser discreto, use a ética profissional, mantenha sigilo quanto a problemas existentes no serviço ou situação ocorridas com cliente em ocorrências. Trate bem as pessoas, pois mesmo que você não tenha resolvido seu problema ele ficará satisfeito, pois foi bem atendido.

POSTURA PROFISSIONAL DESEJÁVEL

Faça da sua postura profissional a sua marca registrada, no exercício e fora da sua função, seja sempre positivo, elevando sempre o conceito da sua instituição.

Prontidão, disponibilidade, interesse, eficiência, respeito, iniciativa, boa vontade, assiduidade, pontualidade, entusiasmo e segurança no exercício de suas funções são alguns aspectos relacionados à atividade profissional do Guarda Municipal.

Manter a viatura sempre limpa e com a devida checagem dos itens de funcionamento valoriza a sua apresentação pessoal e transmite comprometimento com o trabalho.
 
A aparência é fundamental, calçado limpo, uniforme bem passado, equipamentos de trabalho em ordem, barba bem feita, cabelo e unhas aparadas são indícios de capricho e disciplina.

Se por parte do guarda municipal não houver comprometimento com o trabalho desenvolvido ou com a instituição, possivelmente o trabalho será desempenhado de forma ineficaz e trará insatisfação para a comunidade e para a instituição à qual pertence.
 
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE RISCO PARA O GUARDA MUNICIPAL
 
Guarda Depressivo; Apresenta alto grau de desmotivação, não possui, muitas vezes, interesse até pela própria vida. Nos momentos de crise poderá ocasionar sérios conflitos pessoais.

Guarda Introvertido; Guarda quieto, pensativo, mergulhando em seus problemas. Apresenta alto grau de dispersão, distrai-se com facilidade, comete falhas e também é causador de problemas.

Guarda Agressivo; Normalmente usa a sua investidura profissional para descarregar sua raiva, comete imprudência, descontrola-se com facilidade e sempre se envolve em ocorrências graves.

Guarda Inseguro; Está sempre em dúvida, conhece pouco a sua função, não tem certeza de estar direcionando a ocorrência no caminho certo, é lento, atrapalhado no encaminhamento de ocorrências, e muitas vezes é causador de constrangimento, é o famigerado  "moita".

Guarda Impulsivo; Não pensa no que faz, age por impulso. Não avalia consequências, é imprudente e manifesta-se de forma irresponsável.

Guarda Sugestionável; É influenciado, aceita sugestões e desafios de risco. Geralmente trabalha sob influência de seus parceiros ou de outras pessoas, não tem personalidade própria.

Guarda Negativista; Mal humorado pessimista é sempre tomado pelo desânimo. Não é cooperador e não tem interesse em trabalhar em grupo e de forma correta.

Texto referência de PAULO RICARDO RODRIGUES BENTO, Diretor do Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, com alterações.

 

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