RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O relacionamento interpessoal significa o estabelecimento
de contatos entre as pessoas.
Esses contatos ocorrem diariamente na vida de todos nós. O relacionamento interpessoal
começa em casa com nossos familiares, na escola com funcionários, colegas e
professores, no trânsito, no trabalho onde passamos a maior parte do tempo, no
clube, no ônibus, no cinema,
na igreja, no posto de serviço, na preleção antes do trabalho, e em outros
lugares.
Em se tratando de nossa profissão de Guarda Municipal, o
equilíbrio emocional é vital
no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade, imaginem um guarda municipal,
vivendo os dois tipos de pressões “internas e externas”, em conflitos com munícipes. Ao se
deparar com situações semelhantes a essas o guarda
deve procurar um ponto de equilíbrio
colocando em primeiro plano o diálogo, a educação, a paciência, a cordialidade e o respeito, são princípios
fundamentais para solução de conflitos.
Não podemos esquecer que o ambiente
social exerce pressão sobre as pessoas,
impondo-lhes condições, portanto, o
guarda deve ser sempre educado, pois isso facilita orelacionamento entre pessoas.
A gentileza deve ser primordial, pois as pessoas precisam de compreensão,
paciência e solidariedade, pois o ser humano se toma melhor a cada gesto solidário. Podemos
observar que nós guardas municipais, exercemos uma das principais funções dentro da nossa
municipalidade, sendo o agente
de mediação e solução, por isso devemos levar em primeiro lugar toda a tranquilidade aos
munícipes.
A NATUREZA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A linguagem é a maneira mais eficiente que a pessoa possui. Quando nos comunicamos com o próximo, seja por gestos ou palavras podemos agradar, ferir, enganar, convencer, instruir, criticar, conquistar, aborrecer ou satisfazer as pessoas.
Sendo a linguagem tão importante, devemos cercá-la de
todos os cuidados possíveis, isto é, cada um
deveria aprender a servir-se da linguagem
para melhorar as relações entre as pessoas, o que não consiste em saber
falar bem o português, mas sim, saber falar no momento oportuno, utilizando os termos adequados à situação e o tom de voz à
altura do que se pretende obter.
A comunicação é o processo pelo qual as
pessoas recebem ou
transmitem mensagens por sistemas de sinais, comportamentos e símbolos ou ainda por meio de códigos
não verbais, devendo ser objetivo e claro, pois ocorrendo
falhas ou sua transmissão ocorrer de forma inadequada poderá causar danos às vezes
irreparáveis dentro das relações com as pessoas.
COMUNICAÇÃO VERBAL
É feita através das palavras. Tome cuidado
com algumas falhas que podem
dificultar ou bloquear a comunicação tais como:
Gírias / Siglas: Procure evitá-las; mas quando for necessário, tente adaptar-se a linguagem do ouvinte;
Clareza: Pense sempre ordenando seus
pensamentos, antes de expor suas idéias, seja coerente nas palavras;
Tom de voz: Não fale alto ou baixo demais.
O receptor da mensagem pode não entender suas palavras caso não esteja vendo o
seu rosto;
Saber Ouvir: Ouça sempre com paciência, pois caso
contrário você poderá interpretar as coisas diferentemente do que estão
sendo ditas.
Forma de tratamento: Evitar expressões vulgares do tipo; mano, chegado, querido, gata, parceiro, magnata, entre outros. Use a linguagem formal do tipo, senhor, senhora, cidadã, cidadão, etc.
COMUNICAÇÃO VERBAL
É
aquela que usamos a linguagem do nosso corpo, ou seja, expressões faciais, movimentos corporais sinais e gestos;
Expressão facial: Tenha cuidado com as expressões
faciais, pois elas podem transparecer situações, como sono, descaso, irritação ou ironia, e outros significados.
Gestos: É preciso ter cuidado ao fazer gestos, gesticular com as mãos é prático, mas pode não ser educado. Alguns gestos podem ser mal entendidos pelas pessoas. Procure evitá-los, usando usando outra forma de comunicação, mas se não for possível, utilize um meio termo sem exageros.
Expressão Corporal: Evite transparecer arrogância ou inferioridade. Uma boa postura irá causar uma boa impressão. Por isso seja sempre discreto e agradável.
ADMINISTRAR RELACIONAMENTOS
As
normas universais do bom senso indicam alguns caminhos através dos quais podemos organizar nossa conduta e atingir solução satisfatória para o tratamento de problemas cotidianos.
As decisões precipitadas são sempre desastrosas diante de
um fato problemático,
principalmente quando envolve pessoas, devemos agir com cautela.
Primeiro ouça com atenção e não o interrompa, pense bem
antes de falar, procure
respeitar a opinião dos outros, mesmo quando não concordar com ela.
Quando for se expressar fale com calma sem alteração no
tom de voz., emita sua opinião argumentando com clareza, sem deixar dúvidas, não faça
uso de gírias ou
palavrões.
Ao lidar com o público em geral o guarda municipal, deve
fazer uso da flexibilidade usando sempre o "jogo de cintura" evitando assim
conflitos e aborrecimentos desnecessários no exercício de sua função, buscando
sempre soluções para a aplicação da lei nos mais diversos casos de problemas de relacionamentos,
desta forma administrando
os conflitos.
ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Nos dias de hoje as Guardas Municipais estão bem
avançadas no sentido de melhores
técnicas de ação e aproximação do seu cliente externo e estão se modernizando cada vez
mais para atender a sociedade, que está cada vez mais exigente.
Ao lidar com o público em geral o Guarda Municipal, deve fazer uso da flexibilidade, usando o "jogo de cintura" evitando assim conflitos e aborrecimentos desnecessários no exercício de sua função, buscando soluções para a aplicação da lei nos mais diversos casos, desta forma administrando os conflitos.
Os Guardas Municipais, devem estar sempre dispostos ao aprendizado e a requalificação,
aperfeiçoando-se cada vez mais para atingir seus objetivos e melhor atender o cidadão.
A urbanidade e presteza devem fazer parte do cotidiano do
Guarda Municipal no trato com o público.
CONHECIMENTO
O guarda deve ter conhecimento da função que ele exerce e domínio de todas as informações
necessárias para desempenhar um bom serviço,
sabendo das suas obrigações e suas atribuições previstas em lei.
Ter iniciativa para estar sempre atualizado
é primordial, pois isto facilitará em muito o desempenho das atividades
cotidianas.
HABILIDADES NECESSÁRIAS
Percepção: O Guarda Municipal deve perceber as diferenças
individuais e as necessidades de cada cidadão, para poder lhe oferecer um atendimento diferenciado de
acordo com suas características e
necessidades.
Empatia: Procure entender o ponto de vista da pessoas, colocando-se em
seu lugar, perceba e entenda suas necessidades, sem desobedecer à norma legal;
Flexibilidade: Tenha um comportamento adequado em cada
atendimento, pois cada situação tem sua característica específica, exigindo uma atitude paupável e coerente do Guarda Municipal;
Comunicação: Ouça com atenção as demandas das pessoas, expressando-se sempre
com objetividade e clareza;
Controle Emocional: Não deixe que seus problemas
pessoais interfiram em suas
atividades diárias. Concentração, simpatia e paciência facilitam o relacionamento do
Guarda com as pessoas;
Atitude: Atenda todos os clientes com
amabilidade e cortesia, pois isso é fundamental no atendimento ao público, mas sem deixar de lado o cumprimento do seu dever;
Lembre-se: O guarda municipal deve ser
discreto, use a ética profissional, mantenha sigilo quanto a problemas
existentes no serviço ou situação ocorridas com cliente em ocorrências. Trate bem as pessoas, pois mesmo que você não tenha resolvido seu problema ele ficará
satisfeito, pois foi bem atendido.
POSTURA PROFISSIONAL DESEJÁVEL
Faça da sua postura profissional a sua marca registrada, no exercício e fora da
sua função, seja sempre positivo, elevando sempre o conceito da sua
instituição.
Prontidão, disponibilidade, interesse, eficiência, respeito, iniciativa, boa vontade, assiduidade, pontualidade, entusiasmo e segurança no
exercício de suas funções são alguns aspectos relacionados à atividade profissional
do Guarda Municipal.
Manter a viatura sempre limpa e com a
devida checagem dos itens de funcionamento valoriza a sua
apresentação pessoal e transmite comprometimento com o trabalho.
A aparência é fundamental, calçado limpo, uniforme bem passado, equipamentos de trabalho em ordem, barba bem feita, cabelo e unhas aparadas são indícios de capricho e disciplina.
Se por parte do guarda municipal não houver comprometimento com o trabalho
desenvolvido ou com a instituição, possivelmente o trabalho será desempenhado de forma ineficaz e trará
insatisfação para a comunidade e para a instituição à qual pertence.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE RISCO PARA O GUARDA MUNICIPAL
Guarda Depressivo; Apresenta alto grau de desmotivação,
não possui, muitas vezes, interesse até pela própria vida. Nos momentos de crise
poderá ocasionar sérios conflitos
pessoais.
Guarda Introvertido; Guarda quieto, pensativo,
mergulhando em seus problemas. Apresenta alto grau de dispersão, distrai-se com facilidade, comete falhas
e também é causador
de problemas.
Guarda Agressivo; Normalmente usa a sua investidura
profissional para descarregar sua raiva, comete imprudência, descontrola-se com facilidade
e sempre se envolve em
ocorrências graves.
Guarda Inseguro; Está sempre em dúvida, conhece
pouco a sua função, não tem certeza de estar direcionando a ocorrência no caminho certo, é
lento, atrapalhado no encaminhamento de ocorrências, e muitas vezes é causador de constrangimento, é o famigerado "moita".
Guarda Impulsivo; Não pensa no que faz, age por
impulso. Não avalia consequências, é imprudente e manifesta-se de forma irresponsável.
Guarda Sugestionável; É influenciado, aceita sugestões e
desafios de risco. Geralmente trabalha sob influência de seus parceiros ou de outras
pessoas, não tem personalidade própria.
Guarda Negativista; Mal humorado pessimista é sempre
tomado pelo desânimo. Não é cooperador e não tem interesse em trabalhar em grupo e de
forma correta.
Texto referência de PAULO RICARDO RODRIGUES BENTO, Diretor
do Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, com alterações.
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