terça-feira, 7 de maio de 2013

Guarda Municipal de Tubarão participa de palestra sobre o papel dos municípios na segurança pública.

Segurança pública é direito e responsabilidade de todos, conforme artigo 144 da Constituição
Federal. O assunto foi abordado constantemente na mesa redonda de segunda (06), às 15h, no Sest/Senat de Criciuma para encerramento do Curso de Formação da 2ª Turma da Guarda Municipal daquele município.

A mesa contou com as presenças de Jader M. de Freitas, guarda municipal de Tubarão, representando o secretário de Segurança, Claudemir da Rosa, com o coordenador regional sul da Defesa Civil, Rosinei da Silveira e de Daniel Tonhon Franco, instrutor do SEST/SENAT. Os convidados para assistir ao evento foram representantes do Conseg, Polícia Civil, Sest/Senat, ASTC, do Poder Legislativo, guardas municipais e alunos da guarda. A mediadora da mesa foi Kerlan Lumertz, técnica de formação profissional da instituição.
Cada membro da mesa teve vinte minutos para explanar a respeito do tema ‘'O papel dos Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública ‘' e Jader começou seu discurso discorrendo pontos da estrutura da Guarda de Tubarão, e como foi o processo de armamento que ocorreu no final de 2011. ‘'A corporação possui hoje 37 integrantes atuando na proteção dos bens públicos, do meio ambiente, fiscalização de trânsito, entre outras funções'', afirma. Freitas enfatizou que a Guarda Municipal deve trabalhar de forma preventiva sempre e reforçou sobre o artigo 144 da Constituição que diz que a segurança pública é responsabilidade de todos.

Rosinei da Silveira também buscou trazer para a mesa o conceito de segurança pública como fenômeno de todos e da comunidade com intuito de trabalhar e intervir dentro da municipalidade. ‘' A guarda tem que trabalhar com a filosofia de policia comunitária trabalhando de forma integrada à comunidade, sempre resolvendo conflitos de forma preventiva ‘', pontua o coordenador da Defesa Civil.

O coordenador enfatizou a questão da segurança pública como responsabilidade de todos e que não se pode olhar a segurança só como dever da polícia e sim de polícia que abrange a todos órgãos competentes como do meio ambiente, vigilância sanitária, entre outros. Rosinei comentou que quando surge o conflito ele deve ser resolvido na esfera social sempre de maneira preventiva, e não por repressão.

Nos minutos restantes, o instrutor Daniel Tonhon Franco levantou fatos de como a violência vem evoluindo na nossa cidade. Segundo Franco a evolução do crime é nítida, antes o marginal só furtava, hoje ele rouba. ‘' Eles não se impressionam mais com a presença dos agentes de segurança, porque entendem como funciona suas corporações, sabendo agir diante deles'', afirma Daniel.
Para Franco, aumentar o número de agentes de segurança seria uma economia para o município, assim reduziria gastos com depredação dos bens públicos, entre outros. O instrutor no fim da sua fala salientou que os novos guardas aprenderam sobre ética, disciplina e principalmente preservar sempre a imparcialidade e  atender bem à população.

Após a explanação de todos integrantes da mesa foi aberta a sessão para perguntas aos convidados.
A mesa colaborou para que os futuros guardas recebessem mais informações e conhecimento sobre o universo que eles irão atuar.
Fonte: ASTC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...