quinta-feira, 29 de maio de 2014

Guarda comemora seus 10 anos nesta sexta-feira.

A formatura da primeira turma da Guarda Municipal de Florianópolis aconteceu em 21 de maio de 2004. Para celebrar
uma década de existência, acontecerá na sexta-feira (30) solenidade no auditório da base da corporação, no Portal Turístico (cabeceira continental da ponte Pedro Ivo Campos).

A cerimônia, prevista para começar às 20 horas, contará com a presença dos agentes e familiares e do secretário de segurança, Raffael de Bona Dutra.

Desde sua criação, a GMF tem trabalhado em diversas frentes: intervenção no trânsito, desenvolvimento de projetos junto à rede municipal de ensino e dicas de segurança voltadas ao público infantil – a partir de uma série de atividades (palestras, teatro de fantoches e blitze educativa), além, é claro, da proteção ao patrimônio público municipal.

Em 2013, a Guarda marcou em sua trajetória a realização da Operação Balada pela Vida (blitz da Lei Seca) – realizada em parceria com o Detran/SC – e que culminou com a abordagem a mais de 3 mil condutores na capital catarinense.

Estrutura 

A GMF conta atualmente com 147 agentes, distribuídos em inúmeras funções complementares dentro da competência da Guarda Municipal. Em escalas, realizam rondas ostensivas nos colégios do município – Ronda Escolar - e promovem atividades educativas apostando na conscientização do público infantil na busca por um trânsito mais seguro.

A atual gestão, que iniciou o processo em 2013, investiu na qualificação e capacitação de seus integrantes com cursos e equipamentos. Viaturas novas e um novo conceito de logística e aparato pessoal de segurança do próprio agente (novo colete, armamento não-letal e acessórios) dimensionam a importância do aparato policial na proteção do patrimônio público.

Logo após o término da reforma da passarela Nego Quirido, o prefeito Cesar Souza Júnior anunciou a intenção de transferir para o complexo a sede da corporação. Enquanto a mudança não se concretiza - algumas adaptações estão sendo providenciadas - a GMF continua ocupando o casarão histórico na entrada da Ilha.



O antigo Portal Turístico, onde hoje funciona a base, foi completamente reformado pelos próprios agentes da corporação. A arquitetura, moldada na colonização açoriana, foi restaurada respeitando o enredo histórico do casarão, que já serviu de proteção contra as invasões espanholas no século XV e, um pouco mais à frente no tempo, já abrigou uma escola municipal (a Almirante Carvalhal, que acabou depois sendo deslocada para a entrada de Coqueiros).
Fonte:http://www.pmf.sc.gov.br/

Um comentário:

  1. A guarda municipal de Florianópolis não é tratada como uma prioridade pelo atual governo, o restante dos guardas que não aparecem na foto, porque não tem cargo de cheia, são contra a indicação política de chefes sem experiência verdadeiramente policial e que estão praticando assédio moral dentro da instituição contra a tropa. Quando um cidadão passa no concurso, o recém-empossado chega cheio de gás, mas não demora muito para descobrir que está sozinho na empreitada. O assédio moral acontece por meio de um comportamento abusivo que pode ser um gesto ou uma fala. Todos os dias ouvimos relatos de GMs que estão sofrendo perseguição dos seus superiores. Os GMs estão cada dia mais doentes, e essa doença é antiga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...