quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mais uma conquista para as GMs, Guarda Municipal de Tubarão já tem autorização para portar arma de fogo.

Polícia Federal repassou detalhes da área de segurança
GM Davi, Pepê Collaço, Manoel Bertoncini, Ademar Stocker e Carlos Eduardo após assinatura do convênio
Depois de um quase um ano de espera e investimentos na ordem R$ 325 mil, em capacitação e aquisição de equipamentos, a prefeitura de Tubarão acaba de conseguir a autorização para que os Guardas Municipais de Tubarão utilizem arma de fogo.
A notícia foi dada na tarde desta quinta-feira (13), pelo superintendente da Polícia Federal de Santa Catarina, delegado Ademar Stocker, durante reunião ocorrida na Capital, da qual participaram o prefeito Manoel Bertoncini, vice-prefeito, Felippe Collaço e os secretários de Segurança e Patrimônio, Carlos Eduardo de Bona Portão, de Gestão Municipal, Estêner Soratto da Silva Júnior e de Desenvolvimento Econômico, Celso Meneghel, além do Guarda Municipal, Davi Laurentino, representante da categoria.
Durante o encontro, foi assinado o convênio entre a prefeitura e a Polícia Federal, o que vai possibilitar aos Guardas Municipais a utilização da arma de fogo dentro de um prazo máximo de 10 dias. “Faltam agora pequenos detalhes, como a expedição da carteirinha de porte de arma individual, para que os equipamentos possam ser finalmente utilizados”, comemora o secretário de Segurança e Patrimônio.
Com a autorização, a Guarda Municipal de Tubarão será a terceira do Estado a utilizar armas de fogo, já que o Estatuto do Desarmamento possibilita o uso de armas por guardas municipais em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Na próxima semana, a prefeitura de Tubarão deve realizar um ato solene de entrega do porte e das armas, para cada um dos 41 Guardas Municipais que, atualmente, integram o efetivo. “O ideal é que não fosse necessária a utilização destas armas, mas como se trata da preservação da vida dos guardas, não medimos esforços para concluir todo o processo e finalmente obtivemos a autorização há meses aguardada”, ressalta o prefeito Manoel Bertoncini.
Investimentos – A prefeitura de Tubarão investiu cerca de R$ 325 mil na aquisição de 40 Pistolas Taurus PT 380, semiautomáticas-38mm, duas espingardas calibre 12, coletes à prova de bala, munição, além de um lote de spray de pimenta nas versões espuma e aerosol. Os equipamentos foram adquiridos pela prefeitura no mês de abril e desde então, diversos trâmites foram cumpridos para que o uso das armas fosse liberado. Os Guardas Municipais foram capacitados por meio do curso de Técnicas Operacionais e Tiro Policial Defensivo, realizado na Academia de Polícia (Acadepol), em Florianópolis. A infraestrutura da secretaria de Segurança e Patrimônio foi modificada para ampliar a proteção. Um dos ambientes foi transformado em sala-cofre (para armazenar armas e munições), muros foram aumentados, portão eletrônico e sistema de monitoramento por câmeras também foram instalados. “Na semana passada, a Polícia Federal fez uma vistoria no local e todas as alterações sugeridas foram feitas. Na reunião desta quinta-feira, apresentamos fotos e documentos das modificações, o que permitiu a liberação do porte”, explica Carlos Eduardo. A alteração do regime jurídico da Guarda Municipal de Tubarão, de celetista para estatutário, também foi uma das exigências cumpridas pela prefeitura.
Fonte: PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...