segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeito e entidades assinam decreto para criação do primeiro Gabinete de Gestão Integrada de SC.

Este é o primeiro GGI do Estado de Santa Catarina, e que coordenará o programa Criciúma Mais Segura, lançado na mesma solenidade, que visa articular ações em conjunto para a prevenção da violência em 10 bairros de vulnerabilidade social.
Para o prefeito Clésio Salvaro, o grande aliado para a prevenção da criminalidade é o investimento na educação. “O modelo de família mudou muito. As mães estão trabalhando fora, as crianças estudam pela manhã e à tarde não sabemos o que pode fazer. A escola em tempo integral vem para contribuir para que elas possam aprender mais e ficar longe das más influências”, afirmou.
O Gabinete de Gestão Integrada reúne representantes de diversas entidades ligadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ASTC, Consegs e Instituto Geral de Perícias. Após convocação de lideranças comunitárias, em conjunto, serão organizadas atividades nos bairros com a finalidade de combater problemas.
Representando o secretário de segurança pública e cidadania do Estado, César Gruba, o comandante geral da PM de Santa Catarina, Nazareno Marcineiro, destacou a ação dos criciumenses. “Para conseguir recursos junto ao Conselho Nacional de Justiça, é necessário o município ter um GGIM. Parabenizo a todos pela iniciativa”, disse Marcineiro.
O bairro Paraíso vai ser o primeiro entre os dez contemplados pelo projeto. A partir de sexta-feira (30), a Polícia Militar e a ASTC estarão na escola municipal Linus João Rech com atividades educativas.
De acordo com o superintendente de planejamento e operações da ASTC, Jair Haas, o Ministério de Justiça obriga os municípios constarem decreto de criação de Gabinete de Gestão Integrada para a liberação de verbas para projetos. “No dia de hoje, estou com 70% do meu objetivo realizado. O Gabinete terá eficácia por ser constituído por órgãos de fiscalização da cidade com poder de decisão”, explica Haas, enaltecendo a eficácia nas decisões em conjunto.
Após a criação, os membros serão convocados para nomearem um coordenador geral, um secretário-executivo e assessor de coordenação. Entidades como Conselho Municipal Antidrogas, CDL, ACIC, UABC e Gerência Regional de Educação também serão convidados a participar. Todos os cargos não serão remunerados.

Participantes do Gabinete de Gestão Integrada:

Comandante da Guarda Municipal
Delegado Titular da Delegacia Regional de Polícia Civil
Comandante do Batalhão de Polícia Militar
Comandante do Grupamento de Bombeiro Militar
Representante do Conselho Tutelar
Representante dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg)
Representante da Câmara de Vereadores
Representante do Instituto Geral de Perícias
Juiz representante do Poder Judiciário
Promotor representante do Ministério Público
Delegado representante da Polícia Federal
Representante da Defensoria Pública
Representante da OAB
Representante da Secretaria de Justiça e Cidadania (presídio Santa Augusta)

Fonte-adjorisc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...