domingo, 22 de julho de 2012

História de um companheiro de farda.

ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL.
Toda mãe quando dá a luz deseja que o seu filho seja saudável, que cresça com saúde, que seja um cidadão DIGNO e BOM.
CLÉBER sempre foi atencioso e carinhoso com todos, mas algo que realmente chamava a atenção nele era o seu desejo de ajudar as pessoas em dificuldades, fossem familiares ou não. Com certeza foi esta qualidade que o conduziu a ser um Policial.

CLÉBER CAETANO DA SILVA é GUARDA CIVIL MUNICIPAL há mais de 12 anos, sendo que já efetuou inúmeras prisões, retirando de circulação inúmeros marginais. O CLEBER nunca mediu esforços, DENTRO DA LEGALIDADE, para combater o crime. Todavia, um fato lhe aconteceu.
Para entender os fatos eu narro abaixo o fatídico dia, em que um herói comum, um de nós, que poderia ser qualquer um, fez um bem para a sociedade e desta recebeu aindiferença como pagamento por seus préstimos.

No dia 16 deSetembro de 2006, o Guarda Civil Municipal CLÉBER CAETANO estava deserviço, quando por volta das 16 horas recebeu a informação de que uma residência, no bairro Parque Novo Mundo, na cidade de Americana havia sido roubada. Em ato contínuo CLÉBER e mais dois Guardas Civis, que estavam em uma viatura, foram patrulhar pela Estrada de Cillo, que seria um itinerário possível para os marginais. Pelo local depararam com os bandidos, que vieram de encontro com os Guardas, já ATIRANDO com seus revólveres em punho, motivo pelo qual, para se defenderem, os Guardas revidaram e em seguida começaram a acompanhar o veículo dos ladrões. Entretanto, em dado momento os marginais bateram o veículo roubado que conduziam e um deles desceu com a arma em punho atirando contra a viatura e contra os Guardas, mais uma vez, para se defenderem, os Guardas revidaram e acabaram atingindo um dos bandidos com dois tiros, que não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O bandido que havia se entregado foi preso no local. Posteriormente, no Plantão Policial, compareceram as vítimas do roubo que os ladrões haviam cometido e muito agradeceram aos Guardas Civis Municipais, por terem  recuperado todos os seus pertences.

Bem, até aqui tudo separece com outros inúmeros casos em que bandidos são mortos por suas próprias atitudes de quererem a qualquer preço fugir, nem que o preço pago seja a vida de um Policial ou de outro cidadão comum, que tem esposa, filhos, mãe e amigos. Porém, o bandido que se entregou e ficou preso, acusou o Patrulheiro CLÉBER de executar o seu comparsa, sendoque a voz de um LADRÃO valeu mais do que a de três GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS, onde em um papel manuscrito por ele, afirmou que efetuou o roubo e que após descarregarem suas armas na direção dos Patrulheiros, se entregaram, mas os Guardas Civis municiaram novamente suas armas, as colocaram em suas mãos e os obrigaram a atirar na viatura e depois afirmou que CLEBER efetuou dois disparos a queima roupa em seu comparsade crime deixando apenas ele vivo para contar a história. O Ministério Público de Santa Bárbara d’Oeste, estranhamente acatou a acusação e denunciou CLÉBER, pelo cometimento do crime de HOMICÍDIO QUALIFICADO, cuja pena varia de 12 a 30 anos de prisão, sendo este crime hediondo.
O processo-crime contra CLÉBER estava em trâmite até a data de ontem (18de Julho de 2012). Mas na época, se não bastasse já estar respondendo por um crime que não cometeu a Juíza local mandou prendê-lo a pedido do Ministério Público, dizendo que o CLEBER na rua poderia impedir o bom andamento do processo e obstruir a Justiça. Pergunto: QUE JUSTIÇA?
CLEBER estava sendo acusado de ameaçar ou perseguir os parentes do bandido morto, mas o que poucos sabiam é que a residência da mãe do Patrulheiro era localizada próxima à residência do assaltante, CLEBER não podia visitar sua mãe em paz, ele e sua família é que passaram a serem perseguidos, quando respondia o processo até foi vítima de inúmeras tentativas de denegrir sua conduta, indivíduos aparentemente orientados, quando presos por Guardas Civis Municipais afirmavam em depoimento que eram agredidos pelo Patrulheiro CLEBER, mesmo sem ele participar da ocorrência.
CLÉBER foi preso no final de uma terça-feira, no dia 27 de novembro de 2007, em mandado de prisão preventiva. Ficando em uma minúscula cela, construída pelos próprios Guardas Municipais na cadeia pública local. Durante o período em que ficou preso, por determinação do comando da Guarda Civil Municipal através da pessoa do Dr. Zair Sturaro, foi escalado um Patrulheiro vinte quatro horas por dia na carceragem para assegurar sua integridade física na cadeia.
Dr. Zair Sturaro pareceu prever o futuro, pois certo dia houve uma tentativa de fuga nesta cadeia e graças ao Guarda Civil Municipal escalado naquele dia a fuga foi frustrada, o Patrulheiro conseguiu libertar o carcereiro que foi feito refém e baleou um dos presos que estava ESTRANHAMENTE armado dentro da cadeia. CLEBER afirmou que naquela data pensou que iria morrer, pois muitos dos presos daquele local haviam sido presos por ele.

CLEBER só foi solto após a prisão do irmão do assaltante que na companhia de um comparsa invadiu um comercio local e armados tentaram assaltar o estabelecimento, mas foram detidos pela Guarda Civil Municipal e pela Policia Militar no interior do comercio. Seus advogados pediram que o mesmo fosse solto imediatamente, pois a pessoa a qual ele representava  perigo foi presa praticando assalto. QUEM REALMENTE ERA UM PERIGO?

CLÉBER tem uma filha que sempre perguntava por seu papai, CLÉBER tem uma companheira, mãe, amigos e por enquanto uma vida pela frente, pois não vivera, ainda, trinta anos.
No processo, nem se comprovou se foi a arma do CLÉBER que matou o bandido ou a de outro Guarda, que também atirou. CLÉBER nunca se negou a comparecer perante a JUSTIÇA, CLÉBER é cidadão barbarense, sempre teve emprego fixo e endereço certo, CLÉBER diferente de outros indivíduos que são verdadeiramente homicidas, roubadores, furtadores etc., ficou preso por mais de OITO MESES. Ainda quando preso sua mãe se perguntava “Como posso continuar a minha vida, se vejo o meu filho, que nunca tirou um centavo de ninguém, que sempre foi honesto e que sempre zelou pela sociedade agora está atrás dasgrades, sofrendo?”.
PERGUNTO: Que país é este? Que Justiça é esta? Que segurança jurídica temos? Onde está a coerência do sistema judiciário? Onde está a presunção de inocência? Onde está o princípio da dignidade humana? Até quando haverá inversão de valores? Com o peito dilacerado, sua mãe o via morrendo a cada dia e nada podia fazer, a morte a qual se referia não é a do corpo físico, mas sim a do ânimo, da esperança, da vontade de lutar, de viver, enfim a morte da alma.
CLÉBER escolheu o caminho do bem, o bandido o caminho do mal e infelizmente o destino os uniu naquela tarde de sábado. CLEBER desempenhou o seu papel de Agente de Segurança e o ladrão foi morto não pela vontade dos Guardas Civis, mas sim pelas más escolhas feitas no mundo do crime. Sua família dormia e acordava pensando nesse pesadelo, as suas forças estavam se esgotando, as forças de CLÉBER também e toda a família começava a se despedaçar. Uma sensação de desamparo tomava conta nos momentos de reunião familiar, pois um lugar estava vago.
É ditado popular que o tempo não volta, porém digo que na família de Cleber em 2007 houve um Natal sem gosto de renascimento, um réveillon sem votos de feliz ano novo.

MAS GRAÇAS AO BOM DEUS, GRAÇAS ÀS ORAÇÕES DE TODOS, NO DIA 18 DE JULHO DE 2012 A JUSTIÇA FOI FEITA.
CLÉBER foi absolvido da acusação, foi júri popular, foram 7 votos a 0 em seu favor, um dos Patrulheiros envolvidos na ocorrência ainda teve que enfrentar mais de quatro horas de acareação em uma sala com o bandido acusador, além da promotora que estranhamente lutou contra a verdade. O pior julgamento é aquele em que o réu não tem culpa e para enfrentar esta batalha CLEBER vestiu o que podemos chamar de segunda pele, sua farda com a cor AZUL MARINHO da corporação Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste sentou-se no banco dos réus e assistiu, participou e amparado nos braços de Deus, foi conduzido a vitória, SORRIU NO FINAL, pois segundo os jurados, ele agiu no Estrito Cumprimento do dever legal.
CLÉBER é assim como todos que oconhecem, acreditaram que o desespero é o caminho mais longo para sechegar a esta vitória, sendo assim entregaram sua vida nas mãos de Deus, foram derrotas após derrotas até a vitória final.
POR GCM ELIEL MIRANDA
ATUALIZADO E MODIFICADO POR GCM GUILHERME

Um comentário:

  1. Convite a todos os cidadãos Brasileiros
    Projeto de Lei Popular

    Convidamos a todos participar na petição desta Lei que vai ajudar melhorar a Segurança publica no Brasil, você pode colaborar acessando o site: http://www.peticaopublica.com.br/P?pi=REAJA1eticaoVer.aspx , votando e ainda ajudar postando no facebook de forma compartilhada ou enviando e-mails no mínimo a 10 (dez) colegas.
    Precisamos de 1000.000 (Um milhão de assinatura) para aprovação desta Lei.
    Objetivo é propor uma Lei que defina crimes hediondos cometido contra os agentes do serviço publico sendo desta forma:
    “Consideram-se crimes hediondos, devendo ter suas penas aumentadas, os crimes praticados contra servidor público integrante dos órgãos referidos nos incisos I a V do art. 144 da Constituição Federal (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares); Guardas Municipais; Ministério Público; Defensoria Pública; Poder Judiciário e Agentes do Sistema Penitenciário, no exercício da função ou em razão dela, ou contra seu cônjuge, ascendente ou descendente ou parente até terceiro grau, com a intenção de intimidar o servidor.”
    Faça parte desta historia, de uma grande revolução civil do Direito Democrático para termos um Brasil melhor para todos.
    “Não vamos esquecer segurança publica é um dever do estado e responsabilidade de todos”.
    Contamos muito com seu voto e seu apoio!!!!
    http://www.peticaopublica.com.br/P?pi=REAJA1eticaoVer.aspx


    Jonas do Carmo Vaz Barbosa de Campos
    Especialista em Segurança Publica e Sociedade com Pós Graduação pela PUC-Campinas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...