terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prefeitura de São José/SC, lança Plano Integrado de Segurança Pública

A prefeita Adeliana Dal Pont assina o decreto que  cria o Gabinete Integrado, junto com a secretária Andréa Pacheco
A prefeita Adeliana Dal Pont assina o decreto que cria o
Gabinete Integrado, junto com a secretária Andréa Pacheco
O município de São José está lançando um projeto pioneiro na área da Segurança, com a implantação do Plano Integrado de Segurança Pública de São José e criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).  A iniciativa visa promover a articulação conjunta de estratégias de prevenção ao crime, reforçando as potencialidades de cada instituição para obter os melhores resultados.
Os trabalhos serão desenvolvidos de forma integrada, sendo que o GGIM será composto por representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho de Segurança (Conseg), Aemflo e Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito. A secretária municipal de Segurança, Andréa Pacheco, diz que a ideia é que cada órgão, dentro de sua competência, trabalhe coletivamente para atender as peculiaridades do município de São José.
Junto ao Gabinete haverá a Central de Videomonitoramento, ligada a 305 câmeras instaladas em pontos críticos apontados pela Polícia Militar, em locais vulneráveis identificados pela Defesa Civil e em prédios públicos. O setor vai abrigar também o Observatório da Violência e o Setor de Inteligência.
A secretária de Segurança, Andréa Pacheco, apresenta como será a Central de Videomonitoramento
A secretária de Segurança, Andréa Pacheco, apresenta como será a Central de Videomonitoramento
Serão investidos cerca de R$ 3 milhões no projeto, sendo que o Governo do Estado repassará ao Município parte das câmeras e a Central de Monitoramento. Já a Prefeitura investirá também na compra de câmeras, ficará responsável pela contratação de pessoal e da rede de fibra ótica que ligará todo o sistema. Uma das propostas é que a contratação do pessoal que fará o monitoramento das câmeras priorize portadores de deficiência física e jovens do Programa Primeiro Emprego.
Para a secretária Andréa Pacheco, a sociedade exige ações na área da Segurança Pública e, com o projeto, a administração municipal passa a corresponder, transformando o Município em protagonista. “Estamos em um momento de crescimento desproporcional entre a população e os níveis de violência, porém o Governo Federal aponta diversas diretrizes para os municípios priorizar as políticas de Segurança Pública. Em São José, queremos profissionalizar as ações, discutir conjuntamente com as instituições de segurança e implantar essa proposta de trabalho compartilhada com os entes que atuam no Município”, explica Andréa.
As 305 câmeras de monitoramento serão distribuídas por toda a cidade
As 305 câmeras de monitoramento serão distribuídas por toda a cidade
A prefeita Adeliana Dal Pont é uma grande incentivadora da iniciativa, confirmando o aval recebido pelo Governo do Estado. “A Prefeitura está disposta a unir esforços e fazer todos os investimentos necessários. O governador Raimundo Colombo nos deu total apoio, se mostrando otimista e reconhecendo a delicadeza do assunto Segurança Pública. Nosso município tem a quarta maior economia de Santa Catarina e precisamos pensar grande, norteando os trabalhos de forma que a população perceba que os investimentos aplicados darão retorno”, destaca a prefeita.
O GGIM será instalado no prédio da Prefeitura e a previsão é que esteja em funcionamento até o mês de dezembro deste ano. O conteúdo completo sobre o Plano Integrado de Segurança Pública de São José está disponível no site da Prefeitura.

Fotos: Glaicon Covre – Secom/PMSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...