quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Fiscalização do comércio ambulante gera confusão e acaba na delegacia.

Uma ocorrência envolvendo guardas municipais e vendedores ambulantes de cachorro-quente, na noite de terça-feira, no centro de Tubarão, teve grande repercussão.
O fato foi registrado na Central de Plantão Policial (CPP), para onde o vendedor ambulante, Douglas Pinheiro de Borba, 31 anos, foi conduzido, acusado de desacato a autoridade. De acordo com a Secretaria de Segurança e Patrimônio, no dia anterior a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) havia apreendido uma moto pertencente a um funcionário do comerciante e que estava estacionada sobre a calçada e com a documentação irregular.
A fiscalização de irregularidades gerou discordância por parte de um proprietário de barraca de cachorro quente, um homem de 31 anos, batia foto com seu aparelho de celular, da viatura da Guarda Municipal, que estava estacionada, e em meio a outros ambulante que começaram a se alterar, foi então que começou o bate-boca.
Segundo o gm envolvido, o homem o desacatou com palavras de baixo calão quando questionado por que fotografava o veículo, alertando que ele poderia ser preso por desacato a autoridade.
O homem teria respondido ao guarda que então o levasse. Foi dada a  voz de prisão, mas, segundo o guarda, ele reagiu e outras pessoas também foram para cima da guarnição sendo necessário o uso do spray de pimenta para conter os ânimos.
O secretário de segurança acredita que o atrito se deu item função da fiscalização do comércio de ambulantes. “Todos os anos há comércio de alimentos e outros produtos nas calçadas sem autorização. Isto atrapalha o fluxo de pedestres e prejudica o comércio local. Este ano, através de uma parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), a fiscalização foi mais rigorosa, com apoio da Guarda Municipal, o que acabou gerando descontentamento daqueles que insistem em manter suas atividades em locais inadequados”, declara Preto.
Viaturas da GM foram depredadas
Segundo ele, os guardas foram tolerantes, mas, no dia seguinte, quando a viatura chegou, a confusão foi armada. Preto garante que houve desacato e que o ambulante usou palavras de baixo calão contra o guarda que o obordou. O secretário também fez questão de frisar que viaturas foram danificadas e que a motocicleta apreendida no dia anterior às possíveis agressões estava com o documento atrasado. Já sobre o uso de spray de pimenta, que chegou a atingir crianças, Preto afirmou que os guardas tentaram apenas afastar a população.
“Não vamos tolerar abuso desnecessário à população. Aguardaremos a conclusão do inquérito policial. Se for constatada a responsabilidade, os culpados serão punidos na forma da lei”, garante Preto.

Um comentário:

  1. Dois dias depois do Coronel criticar a GM abro o jornal impresso e vejo noticia de ''Policial sendo ''Preso'' em Laguna....''e ''bandidos sendo ''Soltos'' pra passar o Natal em casa...''kkkkkkkkk.....é uma verdadeira piada trágica......Com policial na Cadeia e bandidos nas ruas vai sobrar pra Guarda Municipal manter a ordem publica....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...