Visando prevenir e diminuir os pequenos delitos que acontecem nesta época do ano. A Guarda Municipal de Tubarão faz algumas recomendações de segurança para auxiliar na diminuição de pequenos delitos que tendem a aumentar nesta época de final de ano. Uma das práticas mais comuns, segundo o inspetor da Guarda Municipal de Tubarão, Robson Vianna, é a ação dos batedores de carteira. Nessa situação específica, a maioria das vítimas são mulheres que deixam todos os seus pertences nas bolsas.
Quanto aos acessórios, se a bolsa tiver uma alça longa, o ideal é que esteja bem próxima à lateral do corpo ou de preferência com sua maioria a frente do corpo e que constantemente esteja segura por uma das mãos. Quando estiver caminhando pela calçada, procure andar mais afastado do meio fio, pois isto dificulta a ação de marginais que se aproveitam da distração das vítimas arrancando bolsas ou pertences e fugindo em motocicletas.
Evite caminhar sozinho(a).
Já para as pessoas que utilizam mochila, é aconselhável levá-la na frente, principalmente nos trechos de grande concentração e circulação de pessoas;
As carteiras devem ser carregadas nos bolsos laterais e frontais da calça.
Cuidado com estranhos, qualquer pessoa que não seja conhecida deve ser evitada.
Quando se entra em uma loja, as recomendações com relação a bolsas, mochilas e carteiras continuam valendo, especialmente nas lojas com grande variedade em produtos e de preços populares, onde a concentração de pessoas é maior. Evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos, tenha sempre uma delas livre.
Quando for provar calçados ou roupas não "desgrude" dos pertences pessoais. Manuseie dinheiro cartão ou cheque apenas na hora do pagamento (na boca do caixa). Leve em dinheiro apenas uma pequena quantia, o necessário para o pagamento de itens de menor valor. Prefira os cartões nas compras de valores mais altos.
Evite ostentar objetos de valor como relógios, pulseiras, colares, celulares e jóias de valor.
Evite sempre passar em pontos mal iluminados. Caso pressinta que está sendo seguido, entrar em algum estabelecimento comercial ou atravessar a rua.
Ao usar alguma agência bancária, não aceite ajuda de estranho e evite ficar com dinheiro vivo à mostra. Seja rápido e o mais discreto possível nessas ocasiões.
Evitar ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, dar preferência para os tradicionais ou mesmo os terminais. Procurar utilizar os coletivos com poucos passageiros, ou procurar viajar o mais próximo possível do condutor. No interior do ônibus, manter a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do corpo, onde possa estar sempre os observando. Procurar sempre o dinheiro da passagem contado ou dar preferência aos vale transporte.
Estas são algumas dicas que podem dificultar e inibir pequenos delitos, pois pessoas mal intencionadas podem estar à espreita e com um pouco mais de cuidado você poderá estar ajudando a prevenir crimes.
Se necessário, acione os órgãos de segurança pública;
Guarda Municipal, através dos fones 153 ou 3906-1050;
Polícia Militar pelo telefone 190.
Nenhum comentário:
Postar um comentário