terça-feira, 26 de abril de 2011

Após sistema de sensores, número de homicídios cai 35,5% em Canoas/RS.

Após seis meses de funcionamento do ShotSpotter - o sistema de detecção de tiros instalado no Guajuviras - a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania realiza hoje, das 13 às 19h, na Avenida 17 de Abril, uma segunda calibragem dos 36 sensores acústicos no bairro. O trabalho, segundo o prefeito Jairo Jorge, marca o fim da segunda fase de testes do sistema que recebeu recentemente três novos sensores, vindos dos Estados Unidos, para cobrir áreas consideradas de “sombra”. Conforme o secretário Eduardo Pazinato, a calibragem será coordenada pela Polícia Federal e contará com 45 policiais - entre Brigada Militar, Polícias Civil e Federal -, com apoio da Guarda Municipal e de agentes de Trânsito. “Serão dados tiros de diferentes calibres, além do uso de fogos, iniciando no ponto (área residencial, da Avenida 17 de Abril) onde ocorreu o homicídio de 5 de janeiro”, anuncia ele, lembrando que a execução de Isaac de Maia Gonçalves, 29, com pelo menos 10 tiros, mostrou a existência de uma área “de sombra”. O prefeito Jairo ressaltou que as mortes do bairro no primeiro trimestre do ano são execuções.
Meta de 80% dos incidentes;
A meta contratual do Sistema é captar 80% dos incidentes gerados em uma área de 3 mil hectares, reconhecendo inclusive o calibre das armas.Osecretário de Segurança, Eduardo Pazinato, diz que o ShotSpotter capta os sons e precisa de pelo menos quatro sensores para fazer a triangulação, acionando um sinal sonoro.
Polícias aprovam uso da tecnologia;
O titular da 2ª DPRM, Edilsom Paim, diz que a tecnologia auxilia na materialidade dos indiciamentos em inquéritos. “A maioria dos suspeitos nega a autoria. Dessa forma, ficam estampados a quantidade de tiros e o horário do delito”, ressalta, informando que os áudios são solicitados à Prefeitura. Já o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Mário Ikeda, afirma que o ShotSpotter reduz o tempo de resposta da corporação. “Assim que o alarme soa, uma viatura é deslocada ao lugar do fato, independente de testemunhas”, explica ele, indicando que os estudos gerados auxiliam no direcionamento de ações de policiamento conforme horários e locais de maior incidência.
Redução de 35% nas mortes;
Conforme dados do Observatório de Segurança de Canoas, no primeiro trimestre de 2011 o número de homicídios caiu 35,5% (29 casos) em relação ao mesmo período do ano passado (45).A Prefeitura indica que nos seis meses de vigência do audiomonitoramento houve queda de 36,2% nos assassinatos da cidade, passando de 80 mortes para 51. Já no Guajuviras a redução de homicídios chega a 80% no trimestre - baixando de 10 casos (2010) para dois neste ano.

Diário de canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...