sábado, 30 de julho de 2011

Guarda Municipal completa 24 anos de serviços prestados à Curitiba.

Na imagem, o secretário municipal da Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, entrega medalha para o supervisor Antônio Carlos Alves de Andrade.
A Guarda Municipal de Curitiba comemorou 24 anos de existência nesta sexta-feira (16). Criada em 1986, a primeira turma da Guarda Municipal tinha 110 integrantes. Hoje a instituição conta com 1.713 guardas que atendem as 9 regionais da cidade. "A Guarda Municipal tem um trabalho sério e efetivo e cumpre muito bem seu papel de prevenção e atendimento à população", disse o prefeito Luciano Ducci.
O prefeito disse que a Guarda Municipal terá um papel importante durante a Copa de 2014 na área de segurança e recepção dos turistas que virão para Curitiba assistir aos jogos do mundial. "Vamos continuar a capacitação dos guardas em inglês. A Guarda Municipal vem evoluindo muito ao longo dos últimos cinco anos", disse Luciano Ducci.
O secretário municipal da Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, lembrou que atualmente a Guarda Municipal enfrenta outros desafios e é mais uma força de segurança ao lado da Polícia Militar e Polícia Civil. "Há 24 anos, quando foi criada, o objetivo era cuidar de equipamentos municipais, como escolas e creches, mas a criminalidade também chegou perto desses locais. A Guarda precisa estar preparada para enfrentar esses crimes", disse.
No mês de junho uma equipe da Guarda Municipal prendeu em flagrante um foragido da justiça acusado de pedofilia, no bairro Portão. "O combate ao crime junto com as instituições estaduais de segurança é um caminho sem volta. Por isso, é necessária a constante capacitação dos guardas. Vamos trabalhar para equipar sempre a Guarda, que sem dúvida é uma das mais preparadas do Brasil", afirmou Michelotto.
O guarda Décio Romano há 23 anos trabalha na Guarda Municipal e acompanhou toda a evolução da instituição. "Melhorou bastante, hoje o grupamento está bem preparado e equipado para fazer o trabalho", disse. Luis Carlos Trindade há 6 anos está na Guarda Municipal. Atualmente trabalha na regional Bairro Novo. "A Guarda auxilia em muito na prevenção de delitos. Temos vários guardas e viaturas rodando pela cidade."
Durante a solenidade também foi destacado o papel desempenhado pela Defesa Civil Municipal de Curitiba, que já treinou mais de 3 mil voluntários para atuarem em situações de tragédias naturais e emergências. Os programas de defesa comunitária como Novo Acorde, Teatro de Fantoches, Guarda Mirim e Conhecer para Prevenir também foram destacados pelo secretário da Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Os programas são premiados nacionalmente e outras cidades brasileiras já pegaram informações para implantá-los.
O deputado federal Affonso Camargo e os vereadores Felipe Braga Cortes e João do Suco também participaram da solenidade de 24 anos de aniversário da Guarda Municipal.
Fonte: Prefeitura de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...