quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ten. Cel. PM se aproveita de ocorrência e "joga" a população contra a Guarda Municipal.

Os relatos abaixo dizem respeito ao caso do conflito envolvendo ambulantes e GM,s na última terça-feira. No texto abaixo publicado no Jornal Notisul de hoje (22), o Oficial deixa explícito que a PM, a qual ele representa está mais preocupada com o bom trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal de Tubarão do que em resolver os problemas críticos de tráfico de entorpecentes e assaltos em nossa cidade.

É complicado querer tirar proveito de uma situação isolada enfrentada pela GMT, enquanto muitos ainda não esqueceram de casos recentes em que PM,s se envolveram em situações críticas como foi a morte de um cidadão envolvendo uma abordagem da PM no Bairro Morrotes há um tempo atrás;
a do PM que foi morto com a própria arma na grande Florianópolis no mês passado, sem contar aquele caso do PM que tirou a roupa e entregou a arma para adolescentes na região de Joinville;
e tem ainda o caso do PM que embriagado gerou a maior confusão ao apontar a sua arma para si mesmo e para Guardas Municipais de uma cidade da serra gaúcha.
Todos estes fatos ocorreram com uma instituição que cisma em perseguir uma outra, ao invés de se preocupar com seus problemas internos e com criminalidade que não é pouca. Abaixo segue a declaração do Sr. Comandante da PM de Tubarão.
Um boletim de ocorrência foi feito pela Polícia Militar com o relato e nomes dos guardas municipais envolvidos, das testemunhas e das vítimas. “Encaminharemos para a Polícia Civil, Ministério Público e ao comando geral da PM de Santa Catarina”, informa o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini.

Neste documento, o comandante também menciona os fatos anteriores que envolvem a Guarda Municipal (GM). Entre estes, a questão dos travestis que ocupam a área próxima à rodoviária e a realização de blitze pela GM. “Ações ostensivas, como barreiras, buscas pessoal e veicular, e abordagens são de competência exclusiva da PM, conforme o decreto lei número 667”, esclarece o comandante.

Bertoncini não esconde a sua indignação. “A guarda deve passar por uma repaginação, ver o que realmente a sociedade deseja, rever os conceitos de atuação para que fatos como estes não ocorram mais”, lamenta o comandante.

Conforme ele, quando os guardas não usavam armas, este tipo de ação não ocorria. “Eles não são policiais, são guardas, têm que rever os conceitos, porque senão vão entrar em descrédito. É muito questionável a legalidade da atuação deles,” avisa Bertoncini. E faz um alerta a todo cidadão que se sentir lesado pela Guarda Municipal deve acionar a PM, por meio do 190.

É comandante, realmente situações como esta não aconteciam, pois ao contrário de hoje o guarda desarmado e sem equipamento acabava no hospital ou no cemitério!

Para quem quer o bem de Tubarão fica a pergunta; Por que refutar o trabalho de agentes que atuam pautados na legislação Federal e Municipal, estando tecnicamente, psicologicamente e legalmente aptos e autorizados conforme pareceres das Polícias Civil e Federal?

O que este oficial pensa ao incitar a população para que ao ser atendida pela GMT lique para o 190?

O Coronel conseque mensurar a amplitude e gravidade de suas declarações?

O Coronel praticamente compara servidores públicos que desempenham suas funções respaldadas pelo poder de polícia que lhes é conferido com marginais, e confunde ainda mais a nossa população que clama por segurança através da união de forças para combater a violência!

Caro coronel, não seria questionável também, as supostas atividades de investigação, através dos chamados P2, já que a Constituição confere esta atribuição às  polícias judiciárias (Polícia Civil e Federal), estando então agindo ao arrepio da lei maior que é a nossa Carta Magna!

Só para exemplificar, uma das melhores polícias do mundo não se chama polícia e sim Guarda Civil(não militar) Espanhola, que exerce em sua plenitude o poder de polícia que lhe é conferido.

Aqui do lado, no Rio Grande do Sul a Polícia Militar não é conhecida como polícia pois se chama Brigada Militar e nem por isso é questionada por ter tal denominação!

Será que nossa PM de Tubarão tem absoluto controle sobre a segurança pública de Tubarão e ainda tempo e efetivo de sobra para se envolver com um assunto institucional que não lhe diz respeito? 

E para terminar, antes da Carta Constitucional de 1988, encontrava-se em vigor o Decreto-lei nº 667, de 2 de julho de 1969, o qual em seu artigo 3°, alínea “a”, outorgava com exclusividade o policiamento ostensivo para as Polícias Militares, sendo ainda, inexistente o termo, policiamento preventivo.

Com o advento da nova Constituição, o referido texto legal foi tacitamente revogado, uma vez que não foi recepcionado pela Carta Magna, pelo fato de estar em completa contradição e desarmonia com o artigo 144, da atual Constituição Federal.

Deste modo, tivemos uma evolução no conceito de polícia ostensiva, e sucessivamente do policiamento ostensivo, o qual pressupõe o exercício do poder de polícia lato sensu, não mais limitado apenas a uma instituição e com uma única missão em específico, qual seja, “manutenção da ordem pública e segurança interna nos Estados”.

Por fim, o Coronel poderia provar se os Guardas Municipais não tem poder de polícia para fiscalizar os serviços municipais, ao contrário do que diz o parágrafo oitavo do artigo 144 da nossa Constituição?

Autor: Jader M. de Freitas
Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Tubarão.

24 comentários:

  1. Acho que o coronel não deve ter noção de suas declarações...
    realmente muito triste...
    Será ciumes ??? acho que o Sr. coronel deveria contribuir com a outra instituição de segurança (Guarda Municipal) e não ficar criticando.

    ResponderExcluir
  2. § 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à PROTEÇÃO de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

    Desculpem amigos, mas a CF deixa claro qual o papel da GM no que refere a sua legalidade.

    PROTEGER os seu bens;
    PROTEGER os serviços;
    PROTEGER suas instalações;

    Ao que se refere que proteger os serviços, trata-se de acompanhar os fiscais da prefeitura na realização da fiscalização a fim de proteger os servidores públicos de qualquer tipo de manifestação. Os agentes das GMs não podem notificar, fiscalizar o trânsito, sob pena de nulidade do Auto de Infração e das Medidas Administrativas, por ferir o Princípio da Legalidade e faltar competência para o ato administrativo.Com relação à abordagem, somente os agentes públicos que possuem a função constitucional de garantir a segurança pública, bem como de investigar ou impedir a prática de crime são autorizados a realizar busca pessoal independente de mandado judicial nas condições estabelecidas pelo art. 244 do Código de Processo Penal Portanto, os integrantes das guardas municipais que mantêm vigilância nas instalações e logradouros municipais, exercendo tão somente a guarda patrimonial, nos termos do par. 8º, do art. 144, da Constituição Federal, não podem realizar busca pessoal ou qualquer outra atividade própria de polícia, por falta de competência legal. Indiscutível, todavia, que na ocorrência de flagrante podem prender e apreender pessoa e coisa objeto de crime, tanto quanto qualquer do povo pode, conforme art. 301 do CPP, em situação extraordinária e, portanto excepcional à regra, no caso de prisão.

    Nosso Código Tributário Nacional define o poder de polícia, em seu art. 78, de forma clara e objetiva:

    Considera-se poder de polícia a atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
    Parágrafo único: Considera-se regular o exercício do poder de polícia quando desempenhado pelo órgão competente nos limites da lei aplicável, com observância do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionária, sem abuso ou desvio de poder.

    Vocês não podem confundir o poder de polícia com policiamento ostensivo onde:

    Policiamento ostensivo é a modalidade de exercício da atividade policial desenvolvida intencionalmente à mostra, visível — em contraposição ao policiamento velado, secreto. Caracteriza-se pela evidência do trabalho da polícia à população, e.g., pelo uso de viaturas caracterizadas, uniformes, ou até mesmo distintivos capazes de tornar os agentes policiais identificáveis por todos. A atividade de policiar consiste resumidamente em fiscalizar comportamentos e atividades, regular, ou manter a ordem pública, reprimindo crimes, contravenções, infrações de trânsito etc., zelando pelo respeito à legislação pelos indivíduos.

    Em sua legalidade, como cita o referido texto do paragrafo 8, art 144 da CF, a GM não pode realizar blitz, fiscalizar transito, autuar no transito como vem fazendo ultimamente.

    Quanto ao preparo, creio que alguns de nossos homens da GM não estão aptos a desenvolver o trabalho que estão fazendo. Devem aprender primeiro a receber uma critica e dela tirar o máximo de aprendizado.

    Att Rafael

    ResponderExcluir
  3. Prezados GMT

    Sabe porque o Coroné esta falando tudo isso? Por que vocês estão trabalhando direitinho e pode ter certeza a população percebe isso: quem atende a ocorrência quando eles ligam, quem chega primeiro, quem esta sempre presente nas ruas. Um prefeito inteligente investe em GM/GCM, isso é bom para população que tem segurança e para o politico que fez algo pela segurança.
    A população esta cansada do faz de conta da segurança publica, "sensação de segurança".

    ResponderExcluir
  4. ... Acho lamentável tudo isso que esta acontecendo, essa "disputas de tais poderes" ...
    Toda guarda municipal é de grande valia e sim auxilia a quem precisar ...
    Acho que esse texto é algo extremamente impensado já que fala muita lorota nada a ver criticando a PM devido a declarações tristes do coronél ...
    Como podem criticar o coronél por t~elos criticados se nesse texto estão fazendo a mesma coisa ...
    P2 trabalhando como polícia civil no caso investigando é ilegal ? Vem cá se o Serviço da PM é prevenção, quer dizer que se tirar um traficante da rua devido a escutas que são autorizadas pelos juizos, se tiram esse traficante antes de cometer a venda ou enquanto comete a venda dos entorpecentes é Sim prevenção ...
    Por isso acho tudo muito desnecessário nesse texto e em toda e qualquer colocação que parta dessas 2 instituições ...
    A trop que trabalha na rua e não os que ficam sentados atrás de um computador muito adimira o serviço da GM porque os ajuda na prevenção de diversos crimes e acredito que assim se dá para com os GMs que trabalham nas ruas ...
    Essas intrigas de oficiais e politiqueiros só abala a indole das 2 instituições e o povo ignorante sempre opita para qual lado ficar ...
    quanto mais gente trabalhando na rua melhor GM PM PC tudo tem sua valiaaaa
    Grande abraço ...
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Tem que ter preparo psicológico, e treinamento adequado para andar armado por aí.

    ResponderExcluir
  6. SE UMA PESSOA FAZ ALGO ERRADO, NÃO DÁ DIREITO A OUTRA FAZER A MESMA COISA. RIDÍCULO ESSE POST. FEITO POR GENTE DESPREPARADA QUE JAMAIS PODERIA USAR O NOME DA INSTITUIÇÃO. FALA COMO SE FALASSE EM NOME DO COLETIVO, MAS NA VERDADE EXPRESSA APENAS SUA OPINIÃO. E NUNCA CONCORDA COM CRITICAS E OPINIÕES DIVERGENTES.
    ESPERO ESTAR ERRADO, ESPERO MESMO DE CORAÇÃO, MAS SINTO QUE DIA MENOS DIA UMA TRAGÉDIA VAI ACONTECER EM NOSSA CIDADE CAUSADA POR DESPREPARO DA GM. NA MINHA OPINIÃO JAMAIS A GM DEVERIA USAR ARMAS DE FOGO, JAMAIS, ATÉ PELO POUCO TEMPO DE TREINAMENTO, QUE NÃO É CULPA DOS GUARDAS E SIM DA PREFEITURA QUE NÃO DISPONIBILIZA TREINAMENTO APROPRIADO.
    AÍ VÃO DIZER, MAS COMO VAMOS AS RUAS SEM ARMAS? QUANDO FOI CRIADA A GM JÁ ERA SABIDO QUE NÃO SERIA USADO ARMAS DE FOGO. DUVIDO QUE ALGUÉM BATEU NAS PORTAS DAS PESSOAS RECRUTANDO OS MESMOS A SEREM GUARDAS MUNICIPAIS. SEI QUE UMA TRAGÉDIA OCORREU, E FOI LAMENTÁVEL, MAS IMAGINA SE CADA SETOR DA SOCIEDADE QUE OCORRER UMA TRAGÉDIA DESSE TIPO COMEÇAR A SE ARMAR. EU SOU TOTALMENTE CONTRA ARMAS, SÓ A POLICIA DEVERIA TER E OLHE LÁ.
    SÓ PRA SALIENTAR, NÃO SOU CONTRA DE JEITO NENHUM A GUARDA MUNICIPAL, SOMENTE SOU CONTRA A VIOLENCIA E TRUCULENCIA, SEJA DE QUEM FOR. MAS É PIOR MUITO PIOR QUANDO ISSO OCORRE DE UMA ENTIDADE QUE O DEVER É PROTEGER O PRÓXIMO.

    ALEX

    ResponderExcluir
  7. Pena que alguns meios de imprensa mostraram só a versão do camelô, lendo esta matéria começo a entender o interesse do coronel em prejudicar a imagem da guarda municipal.
    Ciumes de homem é brabo...
    A Guarda de Tubarão ainda precisa melhorar sua estrutura e ampliar seu efetivo para ajudar a prevenir a violência.
    Luis antônio.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade podem estar fazendo um trabalho direito,mas existem muitos guardas que abusam da autoridade sim,no jeito de conversar e tudo mais,eles já chegam agitando,falando grosso,em situações que deveriam informar e instruir,e nesse caso eles estão sem razão,se nós não podemos parar em lugares proibidos eles também não,e isso acontece muito e muito não só com GM como PM,e sempre engrossam a voz com pessoas que não fazem nada,porque estão de farda e se acham os malandros,despreparados sim,e nao é de agora que acontece isso,não venham passar a mão na cabeça não,tanto um quanto outro tem seus homens despreparados,mas nao venham falar sobre preocupação com isso e aquilo que não cola não.O que aconteceu foi terrível e um caso desse tem que ser levado muito a sério.Fica ai minha indignação

    ResponderExcluir
  9. Caro marcelo, fica claro que a pendenga e com os coroné, e contra o tenente-coroné bertoncini, que fica atras da mesa so no face e no badoo e se achando DEUS. Nunca teve nada com os praças, esses sim que realmente trabalham,eles sabem disso, são parceiros.

    E Alex, meu filho, a constituição é FEDERAL e não municipal, então entra no "googre" e coloca assim: "GUARDAS MUNICIPAIS EM SÃO PAULO" vai aparecer americana e muito mais, ai vc vai entender um pouco de segurança publica e entender que as guardas são mais respeitadas, equipadas e com efetivo maior que a puliça militar.
    A não ser que ja foi constituido os estados independentes do sul e a constituição aqui é outra.
    ai sim vc estaria certo.
    falou...

    ResponderExcluir
  10. O tenente-coronel Bertoncini está certo sim!!! A Guarda Municipal não serve para as atividades que estão desenvolvendo... O gm que morreu, se estivesse armado, teria morrido do mesmo jeito!!!

    ResponderExcluir
  11. Me chamo Nathasha, moro na cidade de Tubarao e estavamos eu e uma amiga passando, quando nos deparamos com a forma vulgar e autoritaria com que Douglas, a falsa e mentirosa "vitima" falava com os guardas, ou seja, desacatando e achando que tinha direitos nos quais ele não tinha, e lutando pra infrigir a lei, e é isto que o povo e a PM está apoiando até então?
    Ficamos até o final e não vimos agressões da parte dos guardas e sim agressões verbais e fisicas de Douglas a falsa vitima, tentando agredir o Guarda Bittencourt; Acredito eu,que para fugir das agressões que ele chamou reforço, porque não "queria cair na porrada" popularmente dizendo.
    Outra coisa que me pergunto a população é que todos estavam no local da suposta briga, porque sera que ninguém filmou os guardas batendo na falsa vitima? Não filmara porque não houve agressões da parte dos guardas, e mesmo assim a população e os PM bitolados continuam contra a guarda e afirmando uma mentira, mas a verdade sempre aparece, como já esta se esclarecendo. E nao pensem que eu defendo porque são os guardas, faria com qualquer pessoa que estivesse no seu direito e ainda mais se eu estivesse no local, como assim eu estava.
    E outro fato que me ocorreu no momento, é que a PM esta se aproveitando do fato, para colocar a população contra a Guarda Municipal, quando na verdade eles deveriam ficar do lado da lei, que tipo de guardas são esses que nao ficam do lado do que é certo? Mas a verdade esta batendo na porta e mesmo nao querendo aceitar, sabemos quem são a corrupta PM -Sem querer generalizar- mais me deparei na vida com situações envolvendo a Policia Militar nas quais me chocaram e assim me revolto mais ainda pra dizer que eles façam o trabalho deles E DEIXEM A GUARDA FAZER O DELES, JÁ QUE A PM TA AI PARA NÃO AJUDAR SIM ATRAPALHAR!

    ResponderExcluir
  12. Elizandra David Elizandra David Elizandra David tenho orgulho de ser esposa de um guarda municipal, porque no final das contas os vagabundos sempre tem razao porque e so um bandido chora que todos ficam com pena. Meu Pai e policial aposentado ,tenho varios parentes polic...iais e nem todos tem que pagar por um tenente mas uma coisa eu digo se eu fosse guarda municipal e tivesse atendendo a ocorrencia e o coronel se metesse eu tinha dado voz de prisao ,porque se eu fosse policial ou guarda municipal o presidio tava vazio bandido ia sumi igual a polvora,enquanto a gente se mata a trabalha os bandidos ficam la comendo nas nossas custas e recebendo penssao por filho.A policia militar nunca vai aceitar a guarda municipal, porque a polpulaçao so sabe criticar mas quando sao assaltados e a guarda da a vida por eles eles nem comentam ,mas quando uma pessoa fala mau da guarda ningu´´em quer saber quem ta certo ja vao logo criticando a guarda, se eles e a policia nao fizerem blitis nao mutarem nunca vao educar esse povo mal educado ,pois a policia ate parou a viatura da guarda municipal no começo do mes e queria mutar .Porque o comandante geral com certeza nem sabe o que aconteceu no certo.E o secretario da guarda ta fazendo pela guarda ou pela policia ?
    meu marido nao aceita quando falo , mas falo mesmo filho de militar comandando a guarda so em tubarao.A E a policia e preparada quantas pessoas inocentes foram mortos por policiais ,mas todos os policiais e nem todos os guarda tem que pagar se um errou se e que errou.

    ResponderExcluir
  13. Afinal o que aconteceu para ter tantas brigas só pessoas educadas devem trabalhar,e sim com respeito sobre vagabundo e bandido, muitos civis defende porque estão ganhando juntos como a droga que estaacabando com o mundo,não sei o que aconteceu mas isso vai para a justiça, que la so resolvem prender quem nãotem grana. de ermo sc

    ResponderExcluir
  14. Só quero expliquem:''é tanto roubo,furto,assassinato,tráfico,todos estes delitos em crescente a todo ano...quem são responsável em prevenir e combater estes crimes?...Quero saber porque são uma cambada de incompetentes...Não quero saber quem vai resolver,se é Guarda,Civil,PM,cachorro ou gato..quero resolvido,,págo os impostos e quero andar nas ruas igual andava a 3 anos atrás..sem medo de ser roubado ou assassinado.Ao invés de briguinhas de ego vão trabalhar e acabar com as bocas de fumo e com a bandidagem que tá por aí.

    ResponderExcluir
  15. A população sempre teve receios com a GMT , é triste ver que alguns casos dificultam ainda mais essa relação. E a PM que deveria dar todo apoio para os GMTs, ficam do contra. Percebo nisso que o maior valor para vocês PMs é o ego de vocês e não a nossa segurança. Porra, são mais carros, mais pessoas para a nossa segurança. No verão do ano passado quando meus 1.500,00 reais foram roubados ao ligar para o 190 ouvi: - Sr. temos duas viaturas e quatro carros na cidade. Não poderei fazer nada por ti. Sabe o que é ouvir isso? Calem-se e trabalhem, porque nossa segurança está um lixo. Enfim, torço por dias melhores.

    ResponderExcluir
  16. população tente ligar para a poliça militar ai pelas 19:00 horas, horário em que stão jantando e sabem oque vão ouvir? "no momento estamos com todas as viaturas empenhadas, assim que liberarmos mandaremos uma" eles até mandam uma mas com pelo menos uma hora de atraso.
    Políciais Militares vão cuidar dos vagabundos e deixa a GMT trabalhar em paz.
    Sou GM e já cansei disso, a PM fica se achando, e é incoerente, porque muitas vezes treinam as guardas e depois querem dizer oque elas devem fazer, a bem da verdade eles ainda tem um certo resquício ditatatorial, querem por querem o poder só pra eles, enquanto isso a criminalidade aumenta a cada dia.
    Na minha cidade já foi assim, hoje está melhor, inclusive trabalhamos em conjunto algumas vezes, mas tudo depende de quem está a frente da coirmã PM.

    ResponderExcluir
  17. Guarda municipal não é POLÍCIA.

    O trabalho de vocês é fiscalizar o patrimônio público e orientar o trânsito. Querem armas pra quê? Pro caso de algum motorista estacionar em lugar errado e vocês sairem metendo bala no infeliz?

    Primeiro vão se preparar adequadamente. Enquanto a PM, PC e a PF ficam durante MESES em treinamento para armas, dentre psicológicos e outros mais, ficaram umas semaninhas aprendendo a destravar a porcaria de uma Glock.

    Se querem prender e matar vagabundos, estudem e entrem pras polícias militar, civil ou federal.

    Rambo só existiu um.

    ResponderExcluir
  18. O Freitas sei que tu é um cara correto e luta pela guarda municipal atuando de maneira íntegra, mas meu amigo, infelizmente tenho que confessar que os teus colegas cometeram 3 erros graves;
    1 - estacionar a moto na calçada e no meio do povo atrapalhando a passagem das pessoas, pois se a pm faz isso tudo bem, problema deles mas a gm poderia dar exemplo fazendo diferente;
    2 - se deixar levar pela provocação do pobre coitado do vendedor de lanche;
    3 - fazer mau uso do gás de pimenta naquelas circunstâncias, espero que o quarda que fez esta besteira seja punido por ser imprudente, pois a instituição GMT não pode pagar o preço pelo erro de uma minoria!
    Um abraço e um feliz natal pra ti e pra tua família!
    Marcelo Constante.

    ResponderExcluir
  19. Engraçado este comandante dizer pra ligar pro 190, pois quando eu liquei pra pm vir aqui na praça da zofa porque na missa tinha um homem exigindo dinheiro dos motoristas eles mandaram eu ligar para a guarda municipal, vai entender isso agora.

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que não apenas os guardas mas TODO cidadão de bem deveria andar armado,tendo sua capacidade psicológica e de manuseio comprovada.
    Essa desvirilização da sociedade de entregar a vida para o Estado como se ele fosse onipotente é ridículo.
    Segundo os dados morreram mais de 49 mil pessoas assassinadas somente este ano no Brasil,no Afeganistão está mais seguro que aqui.
    Agora fica a pergunta:quantas dessas mortes foram cometidas por armas legais?É raríssimo quando acontece um acidente ou até mesmo um homicídio com arma legal,mas quando acontece a mídia passa a notícia a semana inteira como manchete principal.
    Acordem idiotas.Uma faca,uma linha de nylon,um garfo pode ser uma arma e mata igual a uma 380 ou fuzil.
    Já está mais que comprovado que onde se desarmou a população o crime aumentou formidavelmente,e geralmente os Estados que desarmaram a população foram e são ditatoriais.
    Vejam o que aconteceu hoje,26/12 com o dono da retífica que espantou os bandidos a bala para defender sua família.
    Acho também que as mulheres deveriam andar armadas para sua segurança.
    Nos EUA,onde comprar uma arma é algo totalmente acessível(e não estou falando de um 38 como aqui),com o dobro da população brasileira,morre a metade do que no Brasil,em torno de 20 mil pessoas,e mesmo assim ficam alarmados,já no Brasil não se vê um debate sério sobre isso.
    O direito a defesa é algo básico do ser humano desde que se tem registro de sua existência.Quem não gosta de armas tem de reservar o direito de quem quer se proteger e proteger sua família.

    Quanto ao episódio da Guarda Municipal ficou mais que claro que foi um revanchismo,pelo guarda ter apreendido a moto do funcionário do cachorro-quente.
    As únicas testemunhas que se pronunciaram na internet até agora disseram que o comerciante extrapolou para cima do guarda.
    O comerciante acusa de ter sido agredido pelos guardas,já os guardas dizem que não houve agressão.
    Eu acho que ambos deveriam esperar o resultado da perícia e aquele que estiver mentindo ser devidamente processado por imputação de crime ou por agressão!!
    Eu já passei maus bocados com a PM anos atrás,por causa de uma perseguição pessoal,mas acredito no serviço de ambos e nos dias que estamos vivendo não há tempo para ficarem trocando farpas e sim mostrarem serviço.


    Será que as autoridades não sabem onde ficam as bocas de fumo na cidade?Porque não desmantelam?Porque não montam guarda na frente?

    http://www.youtube.com/watch?v=8U6G9owf7mI

    http://www.youtube.com/watch?v=H0JBsmpzMY0

    http://www.youtube.com/watch?v=JXfRDrW58TU&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=LeOynbLHkzE&feature=plcp&context=C33cc70bUDOEgsToPDskK32jS3t9Nn5CVZAogDqZl-

    ResponderExcluir
  21. Isso tudo que está acontecendo é bem típico da cidade de Tubarão.. Ao invés de andarem nas ruas protegendo a população, e tentando acabar com a violência que está tomando conta da cidade, as autoridades de segurança ficam trocando alfinetadas na tentativa de denegrir a imagem umas das outras.
    O guarda da GMT errou sim, e deve ser punido por isso. Tanto a GM como a PM devem dar exemplo à população, não o contrário.
    E ao nosso caro secretário de segurança e trânsito (Carlos Eduardo de Bona Portão "Preto"), casos isolados estão ocorrendo a todo instante na cidade de Tubarão, não está na hora de trabalhar um pouquinho e tentar colocar um pouco de ordem nisso tudo?? Ou vamos continuar assim, vítimas da própria incompetência das autoridades da cidade.

    ResponderExcluir
  22. Já precisei dos serviços da PM e a informação que tive do telefonista é que não tinham viatura, solicitaram então que ligasse para guarda municipal. Liguei para a guarda e eles demoram uns 20 minutos para chegar no local e me informaram que trabalham apenas com duas viaturas.
    Dai eu pergunto as viaturas da PM são apenas para serviço interno ou para ir comprar o cafézinho???

    ResponderExcluir
  23. Bom,acompanhei o fato no dia anterior!
    Só acho que, sabendo das provocações que viriam, era só nao cair naquela situação.
    Ai prender por desacato, acabou fazendo aquilo que o pessoal queria, uma ação da GMT,e começar as críticas.
    Uso da pimenta e de algemas tem que ser bem pensado por gerar muita repercusão.
    Agora fica nesse recadinho daqui pra la e de lá pra cá não dá né?

    ResponderExcluir
  24. bom primeiramente gostaria de deixa claro paras os desenformados aq de plantao q ta la no 144 da CF bem claro sobre oq as guarda devem fazer ... soh um exemplo o BEM municipal .. oq eh o maior BEM bem do municipio ? vou responde q o maior BEM do municipio eh a vida do proprio municipe entao meus amigo soh isso ja batas para q as GMs tbm tenha a obrigaçao de atuar na segurança publica ....muito simpre neh .. e sobre os oficiais de policia militar iiiiiiiii nem esquentam com isso oq aq eh floripa tbm rola muito isso, tao tudo com medo do espaço e os serviços de qualidade q as GMs tao prestando pra a sociedade ... abraços as companheiros da GMT ... comentario feito por um GMF

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...