terça-feira, 10 de maio de 2011

Uma semana de Guarda Municipal em Balneário Camboriú.

Hoje, 10, faz uma semana que os 61 Guardas Municipais iniciaram suas atividades nas ruas de Balneário Camboriú. Do dia 3 até o dia 9 de maio, foram registrados 41 atendimentos, sendo eles: três ocorrências de roubo, uma tentativa de roubo, cinco encaminhamentos ao resgate social e nove abordagens por uso de entorpecentes.
Foram recuperados documentos de duas pessoas, localizados dois veículos, realizadas 12 ações em apoio a Polícia Militar, cinco ações em apoio aos Agentes de Trânsito, uma ação de vandalismo, além de ter sido localizada uma criança perdida.
Segundo o secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Nilson Probst, os atendimentos refletem o quanto o município estava precisando de um reforço na segurança. “Um projeto que veio para ficar. É este o sentimento que temos quando saímos as ruas e observamos o retorno da comunidade, que aprovou e está dando apoio a Guarda Municipal”, avalia. Conforme o secretário, muitas pessoas da comunidade estão o abordando para falar sobre a atenção e educação dos guardas.
O prefeito Edson Renato Dias (Piriquito), destaca a preparação que os guardas tiveram antes de chegar às ruas. “Foram 800 horas/aula, com disciplinas teóricas e práticas, ou seja, nossos Guardas Municipais estão bem preparados, por isso, não podemos deixar de destacar os créditos ao curso de formação realizado pela PM. Os elogios e a boa receptividade da comunidade mostram que estamos fazendo um bom trabalho”, afirma Piriquito.
Comunidade aprovou a Guarda Municipal

Para os aposentados Mauri Cunha, 70, e Valdir Guimarães, 63, a circulação dos Guardas Municipais na Praça Almirante Tamandaré faz com que se afugente a presença de pessoas má intencionadas. “Nos sentimos mais seguros e protegidos”, ressalta Guimarães.
Enquanto caminha na orla da praia Central a professora Rose Nau, 42, comenta que está contente em ver os guardas atuando, principalmente no período da noite. “Eles são muito educados e gentis. Além do que, me sinto mais segura para caminhar no horário que eu achar melhor”, salienta.
Rene Torres, 28 anos, é gerente de uma loja localizada nas proximidades da Praça Almirante Tamandaré, e revela que a menos de dois meses a loja em que trabalha foi assaltada. “A presença dos Guardas Municipais nas ruas já está fazendo a diferença para o nosso comércio”, pondera.
O engenheiro eletrônico Reinaldo Rigotti, 40 anos, está morando em Balneário Camboriú há pouco mais de três meses, e destaca que o que mais chamou sua atenção foi o atendimento dos guardas a comunidade. “Estou nas ruas direto, por isso, posso dizer que a guarda já deu certo. Eles demonstram que estão bem preparados e todos são muito educados e atenciosos com a comunidade”, diz.
Antônio Sosa, 52 anos, trabalha em um quiosque e comenta que os guardas o procuraram para se apresentarem. “Gostei porque eles demonstram que estão preocupados com a comunidade, tanto que vieram até o quiosque se apresentar e dizer que estão atentos na questão na segurança da orla da praia”.
Enquanto segue com os olhos no filho Gabriel, 4, a costureira Ivina dos Santos, 40, conta que esta semana começou a levar o filho na Praça Higino Pio para brincar no parque. “Antes eu só vinha aqui quando tinha bastante família, pois esta praça sempre abrigou muitas pessoas que utilizam drogas. É muito bom poder trazer meu filho para brincar tranquilo aqui”, ressalta.
O comerciante Agnaldo Silva, 60, diz que devido aos usuários de entorpecentes na praça Higino Pio, sempre fechou sua loja mais cedo, mas agora com a GM, sente-se mais seguro para seguir com suas atividades até a hora que achar necessário. “Eles se demonstraram bem atenciosos e educados com a comunidade, tanto que tiveram o cuidado de se apresentarem. A primeira impressão que tive deles foi muito boa”, revela.
Edemar Alcione, 43, é zelador de um prédio no Calçadão da Avenida Central há 11 anos e comenta que está contente com a implantação da guarda, principalmente porque eles estão circulando naquela região, inibindo que pessoas passem pelo calçadão em cima de bicicletas. “Essa é uma reclamação de tempos, agora todas as pessoas que passam por aqui em cima de uma bicicleta são abordadas pelos guardas, para que desçam e a empurrem”, explica.
Prefeitura de Balneário Camboriú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...